Usar temas e modelos de design ajuda muito na hora de reforçar sua marca durante uma negociação, exibição de resultados ou apresentações. No entanto, manter a coerência manualmente é quase impossível, pois teríamos que digitar o texto e alterar fontes e cores seguindo um mesmo padrão. Por sorte existem os temas!
Para estudarmos essa padronização essencial a qualquer empresa, vamos passar pelos três softwares do pacote Office e aprender tudo separadamente, a iniciar pelo PowerPoint.
Temas e modelos do PowerPoint
Por padrão, o PowerPoint usa a fonte Callibri em todo seu documento, slides brancos e letras pretas, sem nenhum charme, por assim dizer. No entanto, podemos rapidamente alterar todo o documento na guia Design usando os modelos oferecidos pela Microsoft, como vimos em aulas anteriores.
Uma das grandes vantagens do PowerPoint sobre os demais softwares é que, uma vez selecionado um tema, ele passa a valer para todos os slides feitos, assim como para todos os demais que você fará na apresentação. Você pode notar isso em Novo Slide na Página Inicial.
Porém, nem sempre estamos interessados em usar um dos temas disponibilizados pela Microsoft. Nessas ocasiões, devemos elaborar nossos próprios temas, e isso é bastante simples de fazer. Para isso, basta ir em Design e clicar na setinha do bloco Variantes, como se segue.
Você pode ajustar as cores, fontes e objetos de seus slides de uma única vez, criando um tema original, somente seu. Vamos alterar algumas fontes e cores.
Tome cuidado: este novo tema não está salvo, ou seja, você só poderá utilizá-lo nesta apresentação. Para usá-lo em apresentações de slides posteriores, clique na setinha do bloco Temas, em Design, e depois em Salvar Tema Atual.
Pronto, agora você não corre o risco de perder seu tema!
Temas no Word
Alterar o tema no Word também é bastante prático. Para fazer isso, vá até a guia Design e clique sobre temas. Assim como acontece com o PowerPoint, o Word trará alguns temas para você, com uma boa seleção de opções. Para deixar as alterações mais claras, vamos usar o documento com os dados da aula passada, aquele que possui um gráfico e uma tabela.
Se nenhum tema for de seu agrado, note que o bloco Formatação de Documento traz duas opções chamativas: Cores e Fontes. Basicamente, é a mesma coisa do PowerPoint: você pode alterar todas as fontes e cores do documento de uma só vez, permitindo manter um padrão coerente por todo o documento.
Vamos fazer algumas alterações de cores e fontes!
Mais uma vez, todas as alterações feitas não estão salvas no tema. Para registrá-las, devemos salvar este tema em nosso computador, clicando em Temas e em Salvar Tema Atual.
Prontinho, tudo salvo! Vamos ao nosso último software, o Excel.
Temas no Excel
Usando o mesmo documento com os dados da aula passada, vamos explorar as opções de temas oferecidas pela Microsoft. Note, porém, que os temas ficam na guia Layout da Página.
As alterações de cores, fontes e efeitos de elementos podem ser feitas no bloco Tema, em suas respectivas opções. O procedimento de registro do novo tema, após feitas algumas alterações, segue o mesmo padrão dos demais softwares: precisamos ir em Temas e em Salvar Tema Atual para criar um arquivo com as informações de nosso tema personalizado.
Vídeoaula:
Pronto, isso encerra nossa aula. Agora você sabe como personalizar temas e designs em todas as ferramentas do Microsoft Office!
Continue se dedicando!
Este artigo pertence ao Curso de Pacote Office Básico
Baixe nosso App
Estude Offline, com o app poderá baixar o conteúdo.
Instalar
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.