Vigilância Epidemiológica
A Vigilância Epidemiológica tem como objetivo principal fornecer orientação técnica constante para aqueles que são responsáveis por tomar decisões sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos à saúde.
Sua operacionalização envolve um ciclo completo de funções específicas e articuladas, que devem ser desenvolvidas de forma contínua, permitindo o conhecimento constante do comportamento epidemiológico das doenças ou agravos escolhidos como alvo das intervenções.
As principais funções da Vigilância Epidemiológica incluem a coleta e processamento de dados, a análise e interpretação dos dados processados, a investigação epidemiológica de casos e surtos, e a recomendação e promoção de medidas de controle adequadas.
Além disso, ela também se preocupa em avaliar o impacto das intervenções adotadas e promover a prevenção de doenças.
A Vigilância Epidemiológica abrange tanto as doenças transmissíveis (que resultam de uma infecção e podem ser transmitidas de pessoa para pessoa ou de animais para pessoas) quanto às doenças e agravos não transmissíveis (que não resultam de infecção).
A Atenção Básica e a Saúde da Família são os locais privilegiados para o desenvolvimento da vigilância epidemiológica, pois é nesse contexto que as equipes de saúde têm maior contato com a comunidade e podem identificar precocemente casos e surtos de doenças, bem como implementar medidas de controle e prevenção.
Este artigo pertence ao Curso de Agente de Endemias
Faça o Curso completo grátis!!