Zonas de reflexologia

A reflexologia baseia-se na ideia de que o corpo pode ser dividido em zonas.

Imagine seu corpo dividido em um sistema de zonas longitudinais e transversais. Imagine cinco zonas em cada lado do seu corpo, começando na ponta de cada dedo do pé, e correndo até o comprimento do seu corpo até o topo da cabeça.

As zonas transversais (semelhantes às linhas de latitude) dividem as áreas de seus pés em zonas que correspondem à sua cabeça e pescoço, seu peito, abdômen e sua área de pélvis.

Tocar uma determinada zona aplicando pressão a um lugar ativa o poder de cura do corpo para toda essa zona. Esse conceito também é referido como zonoterapia.

Quando você faz reflexologia, é necessário aprender onde estão os reflexos que correspondem a cada membro, órgão e glândula do seu corpo. Quando você aplica pressão nesses pontos específicos, você estimula o membro, órgão ou glândula correspondentes.

Desta forma, você pode usar a reflexologia para estimular o poder de cura do corpo.

Quando o corpo está experimentando estresse, suas reservas de energia ficam esgotadas e ele se torna menos capaz de combater infecções ou combater a dor. Mas quando o corpo está em um estado profundamente relaxado induzido pela reflexologia, o poder natural de cura do seu corpo é ativado.

Qual a diferença entre Reflexologia e Massoterapia

Embora muitas vezes essa seja uma ideia difundida pelo senso comum, a reflexologia, embora muitas vezes combinada com massagem, tecnicamente não é uma forma de massagem.

Trata-se de uma prática separada que aplica pressão a zonas de reflexo em seus pés, mãos ou ouvidos externos para afetar todo o seu corpo.

Como isso difere da massagem?  A massagem é a manipulação do tecido mole. Embora alguns massoterapeutas tenham um conhecimento básico de trabalho das zonas reflexas e usem-na em sua prática de massagem, massagem nos pés ou nas mãos não é necessariamente usar zonas de reflexo.

Muitos estilos de massagem incluem técnicas de massagem nos pés ou mãos não relacionadas a zonas de reflexo.

Os reflexologistas são especializados. É possível que um reflexologista também possa ser um massagista, mas alguns reflexologistas não são, desse modo, muitos dos efeitos esperados em uma sessão de reflexoterapia não vão conseguir ser alcançados em uma simples massagem.

Este artigo pertence ao Curso de Reflexologia Podal