Área do Aluno


ou



PRÁTICAS INOVADORAS NA AGRICULTURA FAMILIAR

  • Sistema de gotejamento solar com garrafas pet


O sistema desenvolvido pela Embrapa pretende auxiliar aqueles que querem realizar a irrigação por gotejamento de forma controlada, automática e econômica. Além de contribuir com o meio ambiente, já que utiliza materiais recicláveis, a tecnologia se mostrou eficiente e de baixo custo. O sistema de irrigação por gotejamento é acionado e controlado pela luz solar. O equipamento consiste de um sistema formado por 4 recipientes conectados, sendo que um destes atua como gerador de pressão por captação da energia luminosa para ativar a irrigação.


Apenas um dos recipientes precisa ser reabastecido com água à medida do gasto com irrigação. Opcionalmente, pode ser usado em conjunto com dispositivos que permitem dosar a quantidade de água conforme a exigência da cultura.


Para a montagem são utilizados materiais recicláveis, tais como garrafas, mangueiras plásticas, capas de fios elétricos, entre outros que geralmente são descartados, poluindo o meio ambiente. Uma garrafa de material rígido pintada de preto é emborcada sobre outra garrafa que contém água. Quando o sol incide sobre a garrafa escura, o calor aquece o ar em seu interior que, ao se expandir, empurra a água do recipiente de baixo e a expulsa por uma mangueira fina para gotejar na plantação.



  • Irrigação de baixo custo eficiente


No Brasil, menos de 7% de toda área agrícola cultivada é irrigada. O alto custo de implementação é um dos principais motivos. Porém existem modelos alternativos de baixo custo que podem ser construídos com materiais comuns, como garrafas PET e canos.


  • Materiais usados para a estrutura: mangueira de polietileno 16mm, prego cabral, palito de pirulito e arame 16 mm. Para o sensor: vela porosa, mangueira de silicone transparente e cubeta.


Irrigação


  • Materiais: mangueira de polietileno de 16mm, prego cabral, palito de pirulito e arame 16 mm.


Para começar, faça pequenos furos a cada 20 ou 25 cm na mangueira, onde depois serão encaixados os microaspersores artesanais. O microaspersor são feitos com palitos de pirulito, pregos e arames (veja na imagem abaixo) e funcionam como pulverizadores: ao chegar na cabeça do prego, a água se dispersa em gotículas. Com o apoio de um alicate, enrole a extremidade do arame 3 vezes no palito de pirulito, apertando bem. Dobre o arame no formato da letra “C”, de modo que a outra extremidade fique voltada para a ponta do palito de pirulito.



Enrole a extremidade restante do arame no prego, apertando bem com 4 voltas. A cabeça do prego deve ficar voltada para baixo. Corte o excedente do prego e ajuste o aspersor, deixando espaço entre a cabeça do prego e a ponto do palito de pirulito.

Coloque o microaspersor nos furos da mangueira.




Este artigo pertence ao Curso de Agricultura Familiar

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados