Entrar/Criar Conta
A CONDIÇÃO ORIGINAL DO HOMEM
Ao tratar do homem como criação de Deus, pode-se chegar a conclusões como essa: Existe uma dignidade latente no homem. Existe algo de realmente grandioso no homem. Mas deve-se ressaltar que isso é apenas perceptível no homem original.
Não podemos elevar o homem às alturas, pelo fato de que hoje não está na mesma condição, está destituído de Deus, alheio à Sua Vida. É como um belo pássaro livre gravemente machucado, tem asas mas não pode voar.
A natureza do pecado é uma inclinação herdada, desde Adão, potencialmente presente em todos, para a prática do mal orientado contra Deus. Essa inclinação herdada é também chamada de “pecaminosidade”, e afeta o homem como um todo. Assim, nesse ponto as motivações são tão perniciosas quanto às ações.
O pecado, visto como essa inclinação, é considerado estúpido, por que não anula a consciência do homem. O crente possui uma Nova Natureza, mas não anulou a Antiga Natureza pecaminosa, que ainda existe substancialmente. Com a conversão a Natureza Pecaminosa recebe um golpe substancial, embora não deixe de existir.
A depravação e queda do homem
O pecado, como demonstrado, não é apenas uma atividade, um ato de agressão à dignidade e santidade de Deus, mas é tudo o que não se conforma com a Lei Moral de Deus, e isso inclui o estado em que o homem se encontra, bem como a culpa judicial que carrega.
As Escrituras ensinam que a extensão do pecado no ser humano é total. Isto é o significado de depravação total.
1. A DEPRAVAÇÃO TOTAL CONSIDERADA NEGATIVAMENTE.
A depravação é um assunto muito mal entendido. Por essa razão precisamos de entender que a depravação total não quer dizer:
Que o homem por natureza está inteiramente privado de consciência.
Até mesmo o pagão tem consciência. Romanos 2:15.
Que o homem por natureza está destituído de todas aquelas qualidades que são louváveis segundo os padrões humanos.
Jesus reconheceu a presença de tais qualidades num certo homem rico (Marcos 10:21).
Que todo homem está disposto por natureza para toda forma de pecado.
Isto é impossível, porquanto algumas formas de pecado excluem outras. "O pecado de sumiticaria pode excluir o pecado de ostentação; o de orgulho pode excluir o de sensualidade" (Strong).
Que os homens são por natureza incapazes de se comprometer em atos que são extremamente conformes com a Lei de Deus.
Romanos 2:14.
Que os homens são tão corruptos como podiam ser.
Eles podem piorar e pioram. 2 Timóteo 3:13.
Esta depravação total não quer dizer que a depravação é total no seu grau. Ela tem que ver com a extensão somente.
2. A DEPRAVAÇÃO TOTAL CONSIDERADA POSITIVAMENTE.
A depravação total quer dizer que o pecado permeou cada faculdade do ser humano assim como uma gota de veneno permeia cada molécula de um corpo de água. O pecado urdiu cada faculdade no homem e assim ele polui todo ato seu.
(1) Prova de depravação total.
A. O homem está depravado na Mente. Gênesis 6:5.
B. No coração. Jeremias 17:9.
C. Nos afetos, de maneira que o homem é oposto a Deus. João 3:19; Romanos 8:7.
D. Na consciência. Tito 1:15; Hebreus 10:22.
E. Na palavra. Salmos 58:3; Jeremias 8:6; Romanos 3:13.
F. Depravado da cabeça aos pés. Salmos 1:5,6; Isaías 1:6.
G. Depravado ao nascer. Salmos 51:5; 58:3.
(2) O efeito da depravação total.
A. Nenhum resquício de Bem Fica no Homem por Natureza. Romanos 7:18.
B. Portanto, o Homem, por Natureza, não pode sujeitar-se à Lei de Deus ou Agradar a Deus. Romanos 8:7,8.
C. O homem, por Natureza, está Espiritualmente Morto. Romanos 5:12; Colossenses 2:16; 1 João 3:14.
D. Logo, Ele não pode Compreender as Coisas Espirituais. 1 Coríntios 2:14.
E. Daí, Ele não pode, até que se vivifique pelo Espírito de Deus, voltar do Pecado a Deus em Piedoso Arrependimento e Fé. Jeremias 13:23; João 6:44,65; 12:39,40.
A queda é o marco da origem do pecado no mundo e de todas as deficiências que existem nele. É o momento histórico que explica tanto a origem de todo o mal existente no mundo, como a concepção correta do pecado. Assim, não compreender o pecado do ponto de vista do Velho Testamento impossibilita vislumbrar a maravilhosa graça no Novo Testamento.
A Queda implica diretamente na separação espiritual com Deus. Em função da entrada do pecado no mundo, o homem está privado de desfrutar dessa bem-aventurança, pois Deus não pode conviver, nem manter comunhão com o pecado. Por essa razão afirma-se não existir mais comunhão direta entre Deus e os homens.
A queda é o marco da origem do pecado no mundo e de todas as deficiências que existem nele. É o momento histórico que explica tanto a origem de todo o mal existente no mundo, como a concepção correta do pecado.
Queda como fato histórico
Para que a queda tenha qualquer sentido real, é necessário que os acontecimentos narrados em Gênesis sejam verdadeiros. Para que a salvação possa ter qualquer validade é necessário que exista uma deficiência que careça ser sanada. Ou seja, sem a queda não se pode reconhecer o pecado, e sem ele não há necessidade de salvação.
Figuras históricas do pecado
1) Serpente:
A nova personagem que aparece no relato de Gênesis três é a serpente. Muitas interpretações têm sido dadas a ela. Alguns pensam que ela é uma apenas uma alusão a Satanás, entretanto, a condenação feita à serpente inclui o animal (rastejar). Outros defendem que, como esse relato é um mito, a serpente simboliza a maldade oposta ao criador, por outro lado, as escrituras se referem a esse evento como fato. Outros preferem supor que a Serpente é de fato um animal que teria sido possuído por Satanás.
2) A árvore do conhecimento do bem e do mal:
As opiniões sobre a árvore do bem e do mal são diversas e provavelmente não há consenso entre teólogos sobre sua natureza. Alguns comentaristas preferem entendê-las como um símbolo.
3) A Lei de Deus no Éden:
Uma das informações mais importantes que encontramos no início de Gênesis é o conceito legal que a Palavra de Deus tem. Por ser Ele Criador de todas as coisas, é também Juiz de Todos os atos e por isso, a expressão da Sua vontade constituísse como Regra, Padrão, Canon, Lei para a Criatura.
Três passos para a Queda
a) Deturpe/Ignore as Escrituras
A investida da serpente foi adulterar a Lei de Deus no Éden de tal forma que a violação tornou-se menos preocupante que o seguir a Lei. Os impulsos do homem em seu estado de perfeição foram de tal modo aguçados que, por um momento, aquele fruto tornou-se mais importante do que Deus.
As escrituras não dizem que a serpente estava com Adão quando a ordem de Deus foi dada, o que sugere que, ou a criação estava a par desta ordem, ou Satanás estava. Seja como for, essa foi a primeira vez que se duvidou das palavras de Deus.
b) Permita-se seduzir
Vemos que as investidas da serpente têm efeito quando lemos os resultados na vida de Eva. Aquilo que anteriormente tinha sido completo repúdio, tornou-se clara admiração. O poder de persuasão do tentador está completamente provado: ele é capaz de reverter o desprezo em apreço.
c) Aproxime-se e faça
Mais do que deixar-se seduzir pelo pecado, Eva foi tragada pela tentação, de modo que não pecar, a partir desse ponto era impossível. Tentação, então, num âmbito geral, é alguma coisa, estado, modo ou condição que, em qualquer hipótese, tem força e eficácia para seduzir e dragar a mente do homem da obediência exigida por Deus, em qualquer pecado, qualquer que seja o grau.
O conceito de culpa
O conceito de culpa nos dias atuais é visto de uma perspectiva incorreta, e por esse motivo leva a uma realidade também errônea. Após o advento dos estudos de Freud, a culpa passou a ser vista como um sentimento irracional que não merece atenção, pois não prestamos contas a mais ninguém além de nós mesmos e algumas pessoas ao nosso redor.
Assim, se ninguém é prejudicado por uma atividade pessoal, não existe motivo para ter culpa. Contudo, a perspectiva teológica aborda a questão a partir da isenção de dignidade que o homem sofre diante de Deus. Portanto, culpa é mais que errar, executar algo mau ou sentir-se mal por isso, mas é o resultado da violação original da Lei Moral de Deus.
Ainda, atinge judicialmente a todos os descendentes de Adão. Logo, a Culpa do Pecado provém do ato rebelde de Adão, e é imposta a todo o qualquer ser humano, de maneira que, esta redunda diretamente em condenação.
Este artigo pertence ao Curso Teologia Básica
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesMuito bom ☺️
A melhor indicação de curso teológico
O curso foi de suma importância na minha vida! Pra mim foi um aprendizado especial
Eu sempre quis fazer esse curso, mas não tinha condições para fazer o curso
Bom
Bom .gostei muito e aprendi bastante.. parabéns a todo a equipe ..
Muito bom ☺️
Gostei muito do curso de Teologia Básica e do material de datico que permite aprender e atende a proposta de conhecimento.
A melhor indicação de curso teológico
Excelente forma de expor os temas abordados insticando a curiosidade de pesquisar mais o assunto. Obrigado por proporcionar um inicio ao estudo da Teologia.
O curso foi de suma importância na minha vida! Pra mim foi um aprendizado especial
Muito bom o curso.... Vale a pena fazer! Aumentou meu conhecimento... Parabéns para a plataforma !!
Eu sempre quis fazer esse curso, mas não tinha condições para fazer o curso
excelente curso, obrigada pela oportunidade.
Bom