Área do Aluno


ou



Escovagem

Escovar os pelos dos animais domésticos, além de auxiliar na estética, deixando-os mais sedosos, também é importante para a higiene do animal, diminuindo consideravelmente as chances do aparecimento de doenças na pele e infestações por pequenos parasitas.

Junto a isso, por retirar os pelos em excesso, a ambiente que o animal vive deixa de ficar infestada com pelos em todo canto, e nos casos dos felinos, ainda auxilia no fim do surgimento das “bolas de pelo”, que é quando o gato regurgita os pelos ingeridos após ter lambido todo o corpo.

  • Algumas vantagens de realizar a escovação é de:
  • Retirada de pelos soltos e acumulados;
  • Diminui a quantidade de parasitas;
  • Reduz a quantidade de nós e pelos embaraçados;
  • Protege contra infecções;
  • Fortalece o laço entre tutor e pet.

No entanto, assim como todos os pontos relacionados aos pets, a escovação não pode ser feita de qualquer forma. É preciso adotar alguns cuidados para que não machuque o corpo do animal.

O primeiro ponto é que você necessita conhecer o tipo de pelo do seu animal. Lembre-se tudo o que explicamos no tópico sobre “Tipos de pelo de cachorros” e “Tipos de pelo de gatos”. Isso porque, alguns tipos de pelos enrolam e formam nós com mais facilidade, necessitando de uma escovação mais delicada.

Enquanto outros, têm a característica de possuir um pelo mais grosso, sendo necessário utilizar escovas com cerdas mais grossas para poder penetrar os pelos. 

Se tratando das escovas, existem diversos tipos diferentes, cada uma indicada de acordo com o tipo de pelo e necessidade do animal. Conheça abaixo:

  • Pente: O típico pente simples pode ser usado, principalmente para os animais que possuem alguma sensibilidade ou irritação na pele. Dessa forma, o pente irá pegar os pelos de forma mais superficial.
  • Escova de pino: É uma escova simples, que pode ou não ter uma pequena bolinha na ponta das cerdas. Pode ser utilizada para os animais com pelos grossos ou médios.
  • Rasqueadeira: É o utensílio mais indicado para escovar os animais, pois remove com facilidade as bolas e nós nos pelos, além de auxiliar na distribuição dos óleos corporais naturais. É indicado utilizar as rasqueadeiras de borracha para os pelos mais curtos e os modelos feitos em aço para os animais com pelo longo.
  • Rasqueadeira de sub pelo: É uma rasqueadeira menor, porém ideal para os animais que estão soltando muito pelo.
  • Luva rasqueadeira: É uma rasqueadeira em formato de luva, dessa forma o dono pratica a escovação apenas passando a mão pelo animal, como se fosse uma forma de carinho. É mais prático e permite alcançar todos os locais do corpo do animal. Os animais com pelos curtos são os que mais se beneficiarão com esse utensílio de escovação.


Como escovar cachorros


A escovação deve obrigatoriamente ocorrer após todo o banho do animal, e de forma esporádica a depender da quantidade e tipo de pelo (quanto mais liso e longo, mais facilmente formam nós).

Inicie a escovação pelo cabeça e rosto do animal, pois, geralmente é uma região com pouco pelo e que seca mais rapidamente. Lembre-se de escovar atrás da orelha e na região do pescoço.

Na sequência, siga para o restante do corpo e utilize a escova como um pincel, dando “pinceladas” na pele do animal, escovando na direção em que os pelos crescem, e depois escovando no sentido contrário. 

Tenha atenção aos nós, e não aplique muita força sobre eles, pois pode machucar o animal e até quebrar seus fios. Para desfazer o nó, comece escovando a ponta e vá gradativamente se aproximando da base do pelo. Se necessário, utilize um pente fino para auxiliar.
Não esqueça de escovar o rabo, pernas e axilas, seguindo o mesmo movimento, primeiro em direção ao crescimento e depois contra o crescimento dos pelos.


Como escovar gatos

Os gatos aparentam ser animais autossuficientes, que não necessitam da ajuda de seus tutores e conseguem se virar sozinhos, certo? No entanto, esses animais dependem (e muito) de uma mão humana para poder auxiliar na escovação de seus pelos.

Isso se dá ao fato de que a escovação é uma questão primordial da saúde dos gatos, retirando insetos, parasitas, pulgas, auxiliando na circulação sanguínea e principalmente retirando o excesso de pelos mortos e caídos (que não são poucos).

Para realizar a escovação, inicie escolhendo um momento mais oportuno, quando o animal já estiver tranquilo e aceitando receber carinho na cabeça normalmente. Isso fará com que a escovação não seja algo que estresse o bichano, levando a reação de tentar arranhar quem está escovando.
Inicie a escovação aos poucos, levemente e sem rapidez. Diferente dos cachorros, a escovação nos gatos deve ocorrer preferencialmente apenas na direção em que os pelos crescem. Isso porque os gatos possuem mais pelos e nós do que os cachorros, e por esse motivo, escovar na direção contrária pode causar desconforto e dor.

Ao encontrar um nó, tenha cuidado para não machucar o gato. É preciso paciência para poder ir desfazendo os nós aos poucos. Escove a ponta do nó, e vá seguindo até a base do fio para ir soltando. Se necessário, troque para uma escova mais branda para retirar os nós.

Por fim, para evitar que a escovação se torne algo traumático para o animal, é preciso que ela seja feita rotineiramente, pelo menos 1 vez ao dia para aqueles animais com pelos longos, e a cada 3 dias para os animais com pelos curtos. Essa rotina de escovação irá deixar o gato acostumado e até fazendo com que ele goste de ter seus pelos escovados.


Como escovar filhotes

Diferentemente de cachorros e gatos adultos, para escovar os filhotes é preciso maior cuidado e atenção, pois, a experiência pode se tornar traumatizante se realizada de maneira incorreta, além de causar medo e provocar irritação em sua pele.

Por esse motivo, para escovar filhotes, coloque o animal sobre o colo, e deixe-o calmo e tranquilo. Inicie fazendo carinhos em sua barriga e dando pequenos petiscos para fazer com que ele se sinta seguro e relaxado.

Inicie a escovação delicadamente em todo o corpo, e não tenha pressa. Além disso, não aplique muita força, visto que os filhotes não possuem uma grande quantidade de pelos embaraçados.



Este artigo pertence ao Curso de Banho e Tosa

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados