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A Função do Psicólogo na Educação

Psicólogos educacionais trabalham em parceria com famílias e outros profissionais, para ajudar crianças e jovens a atingir todo o seu potencial. Psicólogos educacionais apoiam as escolas e a autoridade local para melhorar todas as experiências de aprendizagem das crianças.

Eles usam sua formação em psicologia e conhecimento de desenvolvimento infantil para avaliar as dificuldades que as crianças podem estar tendo com seu aprendizado. Eles fornecem conselhos e treinamentos sobre como as escolas podem ajudar as crianças a aprender e se desenvolver. Eles recomendam métodos, ou desenvolvem estratégias em parceria com as escolas, para ajudar uma criança a aprender de forma mais eficaz. As estratégias podem incluir abordagens de ensino, melhorias nos ambientes de aprendizagem, assessoria em materiais curriculares e suporte comportamental.

Psicólogos educacionais também se mantêm atualizados com as melhores práticas, políticas e pesquisas relacionadas à forma como as crianças aprendem e garantem que isso informe a política e a prática local.

Psicólogos educacionais também podem estar envolvidos e aconselhar grupos de autoridades locais considerando apoio adicional à política ou provisão de aprendizagem.

Como os serviços de psicologia educacional são organizados?

Os serviços de psicologia educacional podem diferir de área para área. Em muitos casos, uma escola, um conjunto de escolas ou área local será designado um psicólogo educacional ou uma equipe de psicólogos que trabalham em estreita colaboração com a equipe escolar para apoiá-los.

Na maioria das áreas é elaborado um convênio de prática entre as escolas e o serviço de psicologia educacional, estabelecendo os serviços que serão prestados ao longo do ano letivo. Isso é revisado e verificado para ter certeza de que está funcionando para todos os envolvidos.

Como psicólogos educacionais se envolvem com uma criança?

Uma criança pode chamar a atenção de um psicólogo educacional de várias maneiras. Se uma criança nasce com uma condição que significa que pode ter dificuldades de aprendizagem, ou é claro desde cedo que pode precisar de apoio extra para aprender ou desenvolver, um psicólogo educacional pode fazer parte de uma equipe de avaliação multidisciplinar de anos iniciais.

Uma vez que uma criança esteja frequentando a pré-escola ou a escola, as necessidades adicionais de apoio de uma criança podem ser captadas durante o brincar, o ensino normal em sala de aula ou os próprios processos de avaliação da escola. Um professor pode levantar preocupações com o psicólogo educacional e solicitar mais avaliação, aconselhamento ou apoio. Qualquer trabalho direto com uma criança é feito com o consentimento total dos pais ou cuidadores de uma criança.

Se um pai está preocupado que seu filho esteja lutando na escola, ele tem o direito de pedir à autoridade educacional para descobrir se seu filho tem necessidades adicionais de apoio e solicitar uma avaliação específica (que pode incluir uma avaliação da psicologia educacional). Para saber mais informações, consulte o guia dos pais para um apoio adicional para o aprendizado.

Como psicólogos educacionais avaliam uma criança?

A avaliação das necessidades adicionais de apoio de uma criança não é uma atividade pontual realizada por um psicólogo educacional. A avaliação faz parte do cotidiano de aprendizagem e ensino. Em alguns casos, um psicólogo educacional realizará uma investigação mais aprofundada das necessidades de uma criança. A avaliação não é separada das estratégias que são colocadas em prática para sustentar uma criança. As informações que os psicólogos educacionais reúnem contribuem para o processo de planejamento, ação e revisão.

Se for necessária uma investigação mais aprofundada, o psicólogo educacional coletará informações sobre a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. Isso pode ser feito por:

  • conversando com os professores atuais ou anteriores da criança
  • conversando com os pais da criança
  • analisar o trabalho escolar da criança e abordagem para a aprendizagem
  • observando a criança na sala de aula
  • considerando o desenvolvimento emocional e social e o comportamento da criança
  • falando com a própria criança.
  • Em alguns casos, uma avaliação pode ser realizada sem envolver diretamente a criança.

Como psicólogos educacionais apoiam as escolas?

Psicólogos educacionais trabalham com escolas para ajudá-los a olhar para as necessidades de toda a criança para que possam ser totalmente incluídos na vida em sala de aula, escola e comunidade.

Eles fornecem conselhos para os professores, chefes e funcionários da escola, onde necessário e fornecem treinamento para ajudar os funcionários a desenvolver habilidades para apoiar as crianças com necessidades específicas e melhorar a aprendizagem de todas as crianças. Eles fornecem conselhos sobre a definição de metas para os planos de aprendizagem das crianças. Eles não são responsáveis pela elaboração ou implementação de planos nas escolas.

Eles ajudam as escolas a se comunicar sobre as necessidades de uma criança e apoiá-las a envolver totalmente os pais.

Psicólogos educacionais só trabalham com crianças em idade escolar?

Os psicólogos educacionais não trabalham apenas com crianças e jovens na escola, eles trabalham com famílias com crianças muito jovens em ambientes de anos iniciais e no planejamento para os jovens que saem da escola e passam para o emprego ou para a educação superior.

Psicólogos educacionais decidem qual escola uma criança frequenta?

Psicólogos educacionais trabalham para a autoridade local, fornecendo sua análise das necessidades das crianças e como elas podem ser atendidas em ambientes particulares. Eles podem estar envolvidos na discussão e consulta com os pais, relacionadas a qual tipo de colocação escolar melhor atenderia às necessidades educacionais de uma criança.



Este artigo pertence ao Curso de Psicologia da Educação

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