Área do Aluno


ou



A História dos Aplicativos de Transporte: Como Eles Surgiram?

Com o desenvolvimento das tecnologias e a necessidade cada vez maior de solucionar os problemas presentes no transporte urbano, os aplicativos de transporte se tornaram indispensáveis e grandes aliados para os diversos usuários que utilizam os serviços dessas plataformas digitais.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no ano de 2018, o número de usuários que utilizavam os transportes coletivos em grandes cidades do Brasil era 60% do que foi utilizado na década de 1990.

Isso mostra que os usuários estão migrando, cada vez mais, para os transportes individuais e os aplicativos de transporte. Principalmente, após a pandemia causada pelo COVID-19, onde a utilização dos transportes públicos chegou a cair para 62%, durante as fases de bandeira vermelha.

Acontece que muitas pessoas estão insatisfeitas com o preço, os atrasos e a superlotação dos transportes públicos. Desse modo, o uso dos aplicativos de transporte só cresce entre os brasileiros.

Mas como será que surgiram os aplicativos de transporte? Quem são os seus criadores? Conheça a história dos aplicativos que estão disponíveis e são utilizados no Brasil:

Uber

O pioneiro entre os aplicativos de transporte, o Uber foi o primeiro aplicativo a ser utilizado no Brasil. Ele surgiu quando os empresários Travis Kalanick e Garrett Camp, iriam participar de um evento em Paris e eles tiveram uma certa dificuldade em conseguir um táxi na capital francesa.

Diante disso, eles debateram sobre a ideia de existir a possibilidade de pedir uma limusine pelo celular. Então, foi a partir daí que a ideia foi ganhando forma e eles começaram a planejar como seria esse serviço quando eles voltassem para os Estados Unidos. E foi em 2009, na Califórnia, que o Uber foi fundado.

Logo no começo, o objetivo era que o aplicativo de transporte oferecesse um serviço de luxo, com carros de preços elevados, de alto padrão e extremamente sofisticados. No entanto, pouco tempo depois, a empresa percebeu que, para ter mais lucros, seria necessário popularizar o serviço. E assim nasceu o UberX, um tipo de serviço com carros mais populares e, consequentemente, mais motoristas.7

99

Sendo a maior concorrente do Uber no Brasil, a 99 possui criação brasileira e foi fundada, em 2012, por Paulo Veras, Ariel Lambrecht e Renato Freitas. Tudo começou quando um de seus criadores viajou para a Alemanha e, ao chegar no país, teve contato com os primeiros aplicativos que tinham como objetivo favorecer a solicitação de táxis no local.

Com isso, ao retornar ao Brasil, os fundadores tiveram a ideia e começaram a desenvolver o aplicativo da 99, que até então seria utilizado apenas para conectar os passageiros aos motoristas de táxis. No entanto, certo tempo depois, o aplicativo foi amplificado para os motoristas particulares, dando início ao 99Pop.

Neste momento, a instituição conecta cerca de mais de 14 milhões de passageiros para uma base de mais de 300 mil motoristas. Além de que, a 99 foi a primeirap brasileira que teve uma avaliação de mais de US$ 1 bilhão, o que resultou em sua venda para o grupo chinês Didi.

inDriver

Sendo um dos aplicativos mais presentes no Brasil atualmente, o inDriver nasceu na cidade de Yakutsk, localizada na região da Sibéria, considerada a cidade mais fria do mundo. Seu início se deu quando, no ano de 2012, o termômetro de Yakutsk chegou a marcar -45ºC.

Diante desse ocorrido, a procura por serviços de transporte aumentou drasticamente na região e, com isso, as tarifas dos táxis chegaram a ficar 50% mais caras do que o habitual. O que gerou muita revolta entre os usuários.

A partir de então, diversos universitários locais criaram um grupo dentro de uma rede social do país, chamado “Motoristas independentes, indrivers”. O grupo funcionava de maneira bem semelhante à forma em que o inDriver funciona hoje em dia.

Era basicamente assim: uma pessoa entrava na rede social e escrevia que precisava sair do seu local de partida para um determinado destino e estava disposta a pagar X rublos (a moeda da Sibéria). Após isso, os motoristas entravam em contato para negociar ou aceitar a proposta.

Dito isso, não demorou muito para que esse tipo de serviço viralizasse entre os usuários e, cerca de seis meses depois, o grupo já tinha mais de 60 mil pessoas reunidas. E foi depois de um ano que a empresa Sinet obteve o grupo e aprimorou a ideia para transformá-la em um aplicativo de transporte.

Lady Driver

A Lady Driver é um aplicativo de transporte exclusivo para motoristas e passageiras mulheres. Com ressalvas de que o homem pode acompanhar a mulher, mas não pode viajar sozinho. A ideia por trás disso é de Gabryella Correa, criadora do aplicativo, sofreu um caso de assédio por um taxista em que ela havia solicitado corrida.

Ela relata que foi uma situação muito difícil, constrangedora e que a deixou muito nervosa. Com isso, ela decidiu criar o aplicativo Lady Driver para que nenhuma outra mulher passasse pela mesma situação.

No momento, o aplicativo está em fase de expansão. E por isso, ele ainda não está disponível em todas as regiões do Brasil. Sendo muito popular nas regiões de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Blablacar

Muito conhecido por quem é adepto a viajar de carona, o Blablacar é um aplicativo de transporte que surgiu no Natal, no ano de 2003. A sua história se iniciou quando o fundador Frédéric Mazzella, enquanto ainda era estudante em Stanford (EUA), decidiu passar as suas férias na França.

Ao chegar no país, ele queria ir de Paris até a casa da sua família, que ficava no interior. No entanto, neste dia, os trens estavam completamente lotados e o estudante não tinha carro. Então ele percebeu que apesar das estradas estarem cheias, a maioria das pessoas estava viajando sozinha em seus veículos.

Foi a partir daí que ele se deu conta que poderia ser uma excelente ideia encontrar alguém que iria fazer o mesmo trajeto que ele e, assim, ele também ajudaria nos custos da viagem em troca de uma carona. Logo, ele tentou encontrar alguma pessoa na internet, mas viu que nenhum site ainda havia oferecido essa proposta. O que o levou a ter a ideia de desenvolver o Blablacar.

O aplicativo teve esse nome pois quando os usuários fazem a sua inscrição, eles têm a opção de indicar no seu perfil se eles são “Bla”, “BlaBla” ou “BlaBlaBla”, o que irá sinalizar o quão eles gostam de conversar.

Easy Taxi

Conhecido por ser o maior aplicativo de táxis do mundo, o Easy Taxi foi fundado por Tallis Gomes, nascido na região de Carangola, interior de Minas Gerais. A ideia para o desenvolvimento do aplicativo de transporte se deu quando, em uma noite chuvosa, Gomes ficou super inconformado depois de passar longas horas ligando para as cooperativas de táxis a procura de um carro.

Com isso, ele decidiu desenhar um projeto de aplicativo de transporte que, em certo depois, deu origem ao Easy Taxi. Com o tempo, ele conseguiu chamar a atenção de diversos investidores de vários países e, atualmente, o aplicativo de transporte funciona em grande parte do mundo.

Imagem Interna



Este artigo pertence ao Curso de Motorista de Aplicativo

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados