Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

Curso GRÁTIS sem mensalidades, com opção de certificado válido!
MATRICULAR GRÁTIS
COMENTÁRIOS

5.0

5 Avaliações
JOSEFA ADEILDA DE OLIVEIRA
★★★★★
JOSEFA ADEILDA DE OLIVEIRA

Gostei do jeito como foi abordado o curso. Parabéns!!!

ROSÁLIA SOUZA DE OLIVEIRA
★★★★★
ROSÁLIA SOUZA DE OLIVEIRA

Estou amando fazer o curso. Já naveguei por todas as páginas e o material é de excelente qualidade. Pretendo maratonar e, com certeza, vou solicitar meu certificado ao final da avaliação. Como trabalho em uma biblioteca escolar, o curso vai enriquecer muito meu trabalho na hora da contação de histórias. Grata.

Maria Lucila Furlan Gaiotti
★★★★★
Maria Lucila Furlan Gaiotti

Gostei do curso, parte teórica muito rica em detalhes mas faltou a parte prática da contação.

CLEUSA MARIA BORGES DA ROCHA
★★★★★
CLEUSA MARIA BORGES DA ROCHA

AMEI O CURSO

cleusa maria borges da rocha
★★★★★
cleusa maria borges da rocha

Trabalho na biblioteca da escola e adorei o curso, me ensinou a como ajudar os alunos a escolher um livro conforme sua idade.

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA


    O papel da literatura infantil no desenvolvimento da criança nos anos iniciais da educação infantil


    O primeiro contato da criança com o texto, geralmente, é por meio das histórias apresentadas, oralmente, por pais e familiares. Elas podem ser contadas em diversas ocasiões, como, por exemplo, ao acordar, durante uma tarde chuvosa, antes de dormir, preparando para um sono tranquilo e restaurador. Trata-se de uma prática extremamente importante por configurar o início do processo de aprendizagem.


    Ouvir histórias desenvolve o pensamento crítico e oferece para as crianças a possibilidade de conhecer um mundo encantador, mas, também, cheio de conflitos e dificuldades que precisam ser enfrentados. Quando uma criança ouve histórias, ela passa a perceber  as diferenças que retratam o caráter dos personagens, além da compreensão de valores básicos da conduta humana e convívio social.


    As histórias formam o gosto pela leitura, pois quando a criança aprecia ouví-las, adquire o impulso inicial que mais tarde a atrai para a leitura. Além disso, as histórias são um poderoso recurso de estimulação do desenvolvimento psicológico e moral que pode ser utilizado como recurso auxiliar da manutenção da saúde mental do indivíduo em crescimento. Os benefícios não param por aí.


    As histórias enriquecem  o vocabulário infantil, amplia seu mundo de ideias e conhecimentos e desenvolve a linguagem e o pensamento. Também  educam e estimulam o desenvolvimento da atenção, da imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem. Ao cultivar a sensibilidade de quem ouve, educa o espírito e guiam a criança na descoberta de sua própria identidade.


    A família e os professores têm papel substancial para auxiliar os infantes a desenvolver o gosto pela literatura. Eles precisam ter modelos de leitores e ter contato com os livros, seja em livrarias, bibliotecas ou salas de leitura. Toda a comunidade deveria assumir o papel de formador de leitores.


    literatura infantil abre portas para o universo da imaginação, incentivando a criança desde muito cedo a praticar a leitura prazerosa. O hábito da leitura além de ser fonte de lazer, é um aumenta a proficiência da escrita e da própria leitura, contribuindo para a formação de uma sociedade com cidadãos leitores, pensantes e críticos.


    Pensando nisso, Ministério da Educação executa o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), que distribui obras da literatura Infantil e infanto-juvenil para todas as escolas públicas do país.


    Interação social


    As histórias facilitam a adaptação da criança ao meio ambiente, pela incorporação de valores sociais e morais que ela capta da vida de seus personagens. O homem é indiscutivelmente um ser de comunicação e interação com os demais de sua própria espécie em todos os contextos, seja no trabalho, escola, com a família, amigos e com o mundo que o rodeia.


    Partindo do princípio de que estamos na era da tecnologia e informação, não é possível conceber que o ser humano de forma geral não tenha acesso à leitura como instrumento de conhecimento da sua e de outras culturas, de confronto de ideologias e produção de argumentos que construirá um cidadão reflexivo e atuante na sociedade.


    A leitura como prática social exige um leitor reflexivo, atento e que seja capaz de empregar seus conhecimentos prévios, sejam linguísticos, textuais e de mundo, a fim de que
    possa construir novos enunciados. O leitor crítico parte do já conhecido e incorpora de uma forma reflexiva, novos significados a um universo de conhecimento para entender melhor a realidade em que vive.


    A concepção de leitura como um processo de enunciação se inscreve num quadro teórico mais amplo que considera como fundamental o caráter dialógico da linguagem e, consequentemente, sua dimensão social e histórica. A leitura como atividade de linguagem é uma prática social de alcance político.


    Ao promover a interação entre indivíduos, a leitura, compreendida não só como leitura da palavra, mas também como leitura de mundo, deve ser atividade constitutiva de sujeitos capazes de interligar o mundo e nele atuar como cidadãos.

    Este artigo pertence ao Curso Contação de Histórias

    Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.
    COMENTÁRIOS

    5.0

    12.743 Avaliações
    JOSEFA ADEILDA DE OLIVEIRA
    ★★★★★
    JOSEFA ADEILDA DE OLIVEIRA

    Gostei do jeito como foi abordado o curso. Parabéns!!!

    ROSÁLIA SOUZA DE OLIVEIRA
    ★★★★★
    ROSÁLIA SOUZA DE OLIVEIRA

    Estou amando fazer o curso. Já naveguei por todas as páginas e o material é de excelente qualidade. Pretendo maratonar e, com certeza, vou solicitar meu certificado ao final da avaliação. Como trabalho em uma biblioteca escolar, o curso vai enriquecer muito meu trabalho na hora da contação de histórias. Grata.

    Maria Lucila Furlan Gaiotti
    ★★★★★
    Maria Lucila Furlan Gaiotti

    Gostei do curso, parte teórica muito rica em detalhes mas faltou a parte prática da contação.

    CLEUSA MARIA BORGES DA ROCHA
    ★★★★★
    CLEUSA MARIA BORGES DA ROCHA

    AMEI O CURSO

    cleusa maria borges da rocha
    ★★★★★
    cleusa maria borges da rocha

    Trabalho na biblioteca da escola e adorei o curso, me ensinou a como ajudar os alunos a escolher um livro conforme sua idade.

    Cursos em Relacionados

    Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.