A Importância do Telefone no seu Trabalho
É importante que você pense em seu papel e no papel que seu telefone desempenha em seu trabalho. Não importa se você é telefonista de uma organização grande, média ou pequena.
Os telefones são ferramentas tão essenciais quanto os computadores, e hoje em dia é impossível administrar um negócio sem a ajuda deles, a menos que você esteja vendendo cachorros-quentes na esquina. Ainda definitivamente deve ter um telefone celular.
Estudos ressaltam que mais de 80% dos contatos e atendimento ao cliente são por telefone.
Esse fato nos leva a concluir que milhões de negócios são realizados por telefone todos os dias em todo o mundo, e as pessoas ganham ou perdem milhões.
Por isso, os primeiros responsáveis pela imagem da empresa no mercado são os mesmos que atendem o telefone e fornecem informações aos clientes, que muitas vezes precisam ser rápidas e eficientes.
Então, se você parar e pensar em quem é realmente responsável por prestar um bom atendimento ao cliente, chegará à conclusão que é o telefonista.
O telefone é sua principal ferramenta de trabalho. Entenda como se fosse dominar qualquer instrumento musical, mesmo que não seja, é preciso primeiro entendê-lo para poder utilizá-lo da maneira mais eficiente.
Percebendo o seu papel e a real importância do seu trabalho na empresa, é óbvio que você vai querer dar o seu melhor e usar seus instrumentos de trabalho como se fizesse parte de uma grande orquestra. E você não quer ficar fora de sintonia!
Dito isso, as funções do telefone precisam ser estudadas e compreendidas para que você possa usar suas ferramentas de trabalho com a máxima eficiência.
Leia as instruções e tente memorizá-las. Pratique muito até conseguir dominar seu instrumento automaticamente e sem erros.
Recomendações de uso do telefone
Segundo especialistas, as recomendações usuais para telefone são:
A) As capacidades, recursos e características do telefone devem ser conhecidas com antecedência. Se você está sendo selecionado para esta função pela primeira vez em sua vida, seu primeiro emprego, você terá que saber tudo o que precisa saber sobre todas as funções antes de começar.
B) Coloque o transmissor/microfone na frente de sua boca. Se isso ficar longe, você corre o risco de não ser compreendido. Tampouco, coloque muito próximo da boca para não causar ruídos que interfiram na ligação.
C) Lembre-se que falar ao telefone não é o mesmo que falar pessoalmente. O telefone, por sua própria natureza, exige que o locutor seja mais expressivo do que quando fala pessoalmente.
D) Se puder, coloque o telefone sobre a mesa para que o fone não toque nada, pois as pessoas próximas a você podem ser incomodadas pelo barulho.
E) Nem pense em ter duas conversas ao mesmo tempo.
F) Certifique-se sempre de pressionar o botão mudo antes de comentar qualquer coisa sobre o chamador com um colega, pois isso prejudicará a imagem da empresa.
G) Nunca atenda o telefone com a boca cheia. Isso pode deixar uma má impressão na pessoa do outro lado do telefone. Se sua boca estiver cheia quando o telefone tocar, espere alguns segundos antes de atender. Faz parte do rótulo.
H) Quando o telefone tocar, atenda o mais rápido possível. Três ligações no máximo, porque todo mundo está com pressa hoje e o tempo está se esgotando. Todo mundo fica impaciente se não atende na primeira vez que liga.
I) Quando você precisar colocar duas pessoas online, peça a uma delas que espere gentilmente e aguarde seu consentimento.
O atendimento ao cliente é mais do que apenas fabricar produtos de qualidade, embora seja uma parte importante do atendimento ao cliente. Você tem que fornecer um excelente serviço aos seus clientes para mantê-los.
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