Fotoproteção e sua importância

Para ter uma pele saudável, longe de rugas e marcas de expressão por mais tempo é necessário que haja a fotoproteção diária da pele.

Sem dúvidas, essa é uma das práticas que o profissional da estética deve realizar todos os dias e indicar para o seu paciente.

O uso do protetor solar deve fazer parte da rotina, não importa a estação do ano.

Existem ainda muitas dúvidas com relação ao uso do protetor solar, como por exemplo, se é necessário utilizar mesmo em dias nublados.

A resposta é sim! O protetor solar é um importante aliado no combate aos males que os raios ultravioletas podem causar.

Além disso, esse produto protege a pele da poluição da cidade, com oleosidade em excesso e ressecamento.

Não podemos também nos esquecer que a fotoproteção é essencial para evitar o câncer de pele.

Diante disso, podemos ver que a pele do seu paciente pode ter ganhos tanto estéticos quanto para a saúde.

Lembrando que a maioria dos procedimentos estéticos faciais realizados necessitam de uma proteção extra, tendo em vista que a pele pode ficar mais sensível, especialmente quando passam por um tratamento com peeling ou ácidos.

Veja em detalhes as funções da fotoproteção:

Prevenção contra doenças da pele

No Brasil, 30% dos tumores malignos registrados pelo Instituto Nacional do Câncer são relacionados ao câncer de pele.

Por se tratar de um país com uma irradiação solar alta durante todo o ano, a população está mais suscetível a essas doenças da pele que surgem quando existe uma grande exposição aos raios UVA e UVB.

Nessa realidade, o protetor solar apresenta extrema importância na rotina de cuidados com a pele.

No país, o tema é tão relevante que em dezembro, com a chegada do verão, existe a campanha Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, que ressalta a importância do uso do filtro solar.

Proteção contra manchas

A exposição excessiva ao sol tem como uma das suas principais consequências o aparecimento de manchas.

Quando elas aparecem, seja no rosto ou no corpo, esse é um sinal de alerta de que a proteção não está sendo feita de maneira adequada.

Por isso, é de suma importância o uso de protetor solar no fato de proteção que atende as necessidades da sua pele.

Além disso, o protetor solar auxilia na recuperação da pele manchada por acne, evitando que essas incômodas manchas se tornem permanentes.

Prevenção contra o envelhecimento

Os raios ultravioletas são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, tendo em vista que esses raios UV prejudicam a produção natural do colágeno.

Como sabemos, o colágeno é a proteína responsável por manter a pele firme, quando produzidos em menor quantidade, a pele se torna mais fina, com mais linhas de expressão e rugas.

Mesmo que o envelhecimento seja um processo completamente natural e inerente a qualquer ser humano, com os cuidados certos é possível retardar os impactos ambientais desse processo.

Entre as ações, o uso de protetor solar da maneira adequada é uma das melhores formas de garantir a boa saúde da pele.

Aumento na hidratação

Uma pele equilibrada e com produção adequada de oleosidade é aquela que conta com uma hidratação em dias.

Por outro lado, uma pele sem hidratação oferece coceira e aspecto esbranquiçado.

Para ter o equilíbrio perfeito, o protetor solar é um dos produtos fundamentais da rotina de cuidado com a pele.

O uso diário de filtro solar aumenta a hidratação da pele, desde que seja reaplicado sempre que houver sudorese em excesso.

A melhor forma de utilizar o protetor solar é após a limpeza de pele, esse produto pode ter diversas apresentações no mercado, próprias para a pele oleosa, mista ou normal.

Proteção diária

Além de proteger contra as ações maléficas dos raios solares, o protetor solar protege a pele de agentes poluentes do ar, que também são responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele.

Mesmo nas estações chuvosas e frias, o protetor solar se apresenta como fundamental para manter a pele intacta, hidratada e protegida.

Este artigo pertence ao Curso de Estética Facial Básico