A Importância das Lideranças
Os líderes vão ficar à frente das equipes, ajudar na criação da cultura organizacional e permitir que os esforços dos funcionários trabalhem numa mesma direção. Uma boa liderança é identificada não em momentos em que tudo está correndo perfeitamente, mas nos momentos de stress.
Quando o ambiente está caótico, com alto nível de demandas na equipe e com bastante pressão por resultados que um líder bem capacitado faz toda a diferença. Se uma equipe consegue manter a calma e produzir com qualidade independente da pressão externa, é o resultado que há ali uma boa liderança.
Por vezes, é possível que a liderança não parta de um gerente. Pode ser que um funcionário de baixa hierarquia na organização consiga fazer as funções de líder melhor do que o gerente em atividade. A alta cúpula da empresa deve estar atenta a esse tipo de situação, alocando esse funcionário num cargo que ele possui responsabilidade para assumir.
Ao reconhecer um funcionário com capacidade de liderança, a empresa deve atuar para capacitá-lo da melhor forma possível, e atuar de maneira a não correr o risco de perder esse trabalhador para a concorrência.
Porém é importante lembrar que por mais que exista uma predisposição à liderança, as habilidades de um líder podem ser construídas. Existem formas de capacitar um gerente para que se torne um bom líder, sempre focando da qualidade e na produtividade da sua equipe.
Estilos de liderança
Existem algumas formas de um líder atuar perante o grupo. É possível organizar essa forma de atuação em quatro grandes grupos:
- Autocrático
Nesse tipo de liderança, o líder centraliza em si toda a capacidade de decisão dentro da empresa. Os funcionários não têm voz para atuar nos processos decisórios, e devem somente seguir as orientações de sua liderança.
Há alguns problemas nessa situação. Por mais que permita a maior objetividade nas ações da empresa, o não aproveitamento da capacidade criativa dos funcionários é um fator problemático.
Como já foi visto, um indivíduo se sente satisfeito por diversos motivos. Ocupando a parte superior da pirâmide de Maslow está a estima. A forma como o indivíduo se enxerga, e como é enxergado pelos outros ao seu redor.
Retirar a capacidade criativa dos funcionários é impedir que eles se reconheçam no trabalho que está sendo efetuado. E esse não reconhecimento gera insatisfações, que pode levar à perda de trabalhadores excelentes para a concorrência.
Mais do que isso, não permitir a participação colaborativa dos funcionários impede que a organização seja oxigenada. Novas ideias são sempre bem vindas, ainda mais quando percebemos a crescente velocidade com que o mercado vem se modificando nas últimas décadas.
- Liberal
Essa forma de liderança é o completo oposto do estilo autocrático. Nesta, o líder dá a mais completa liberdade para os trabalhadores, participando do processo decisório somente quando solicitado.
Nesse aspecto, a criatividade dos funcionários é perfeitamente apresentada, porém esse método pode pecar pela falta de centralidade nos objetivos de cada um. A liderança, via de regra, está mais próxima dos objetivos da empresa em nível estratégico, portanto tem a capacidade de melhor guiar o time.
Deixando o processo decisório completamente na mão dos trabalhadores, o líder perde um pouco a capacidade de orientar comportamentos que se desviem dos objetivos mais amplos da organização.
- Democrático
Este é um dos estilos de liderança mais recomendados de liderança. Nesse estilo, o líder é um facilitador do processo, e auxilia os funcionários a executarem as suas tarefas da melhor forma possível.
É uma forma de suprir os pontos negativos dos dois estilos anteriores, focando em construir um ambiente que seja agradável para os funcionários, visando a criação de um local de trabalho que facilite a manutenção das pessoas na empresa.
- Coaching
Esse último estilo de liderança é muito comum nas empresas atualmente. O líder passa a atuar de maneira direta, se preocupando com a evolução pessoal e profissional de cada um de seus funcionários, sempre visando a melhoria dos resultados da empresa.
Técnicas de planejamento
Uma boa liderança deve traçar estratégias para que o time consiga cumprir as suas metas e objetivos. Para tanto, o planejamento se apresenta como essencial.
O primeiro passo de um bom planejamento é uma definição clara da meta a ser alcançada. Essa meta tem que ser mensurável, de forma que seja possível acompanhar a evolução da equipe ao longo do tempo, e assim direcionar os esforços da maneira adequada.
O segundo passo é dividir essa meta em etapas. Mais uma vez, o objetivo é poder acompanhar o processo, conferir se os esforços da equipe estão gerando frutos, ou se alguma estratégia precisa ser modificada para alcançar melhores resultados.
É importante também definir quem será responsável por cada etapa do processo. Importante também deixar claro quem são os responsáveis pelo cumprimento de cada atividade, de forma que cada um entenda a sua função para o processo.
Para manter o engajamento da equipe, é muito importante deixar claro o motivo de se buscar aquele objetivo. Uma equipe que entende a razão de seus esforços tende a atuar muito mais na atividade, a se comprometer com a busca de resultados e a apresentar maior produtividade.
Ainda, para manter a organização do projeto, é importante definir o lugar onde cada etapa do plano de trabalho irá acontecer, bem como a data de início e término de cada atividade.
Por fim, toda atividade dentro de uma empresa tem um gasto. Para um crescimento saudável da organização, é importante que se anote todos os recursos e custos que serão necessários para as etapas serem concluídas.
Características típicas de lideranças
Já discutimos aqui sobre determinados funcionários que atuam como líderes informais dentro de organizações, por possuírem características naturais de liderança. Também, explicamos que essas características podem (e devem) ser desenvolvidas.
Restou explicar quais são essas características tão importantes para os líderes. São elas:
- Comunicação dinâmica e objetiva;
- Capacidade de aproveitar ideias de todos os colaboradores;
- Controle emocional;
- Capacidade de dar e receber feedbacks;
- Comportamento ativo, dinâmico e ético;
- Assertividade na tomada de decisões;
- Flexibilidade para atuar em diferentes situações;
- Capacidade para contribuir com a evolução da equipe;
- Senso de organização e planejamento;
- Sociabilidade.
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