A Influência da Tecnologia na Gestão de Compras
Como já fora citado anteriormente, os adventos provenientes dos avanços tecnológicos e o processo contínuo de evolução que estes proporcionaram nos mais vastos campos de atuação foram responsáveis por impactar, também, o setor de Gestão de Compras e a rotina do gestor.
Sobretudo, as inovações digitais e a pulverização do mercado cibernético trouxeram consequências irrevogáveis que, praticamente, ditaram as regras do que se tornaria padrão no setor.
Nesse sentido, já no final da década de 90 (mais precisamente, em 1997), o cantor e compositor baiano Gilberto Gil fez muito sucesso ao lançar no seu álbum Quanta a música “Pela Internet”, que trazia em sua letra o retrato das transformações tecnológicas pelas quais o mundo estava passando:
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Criar meu web site
Fazer minha home page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até
Calcutá Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut de acessar
O chefe da Mac Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar os programas no Japão
Eu quero entrar na rede para contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze
Tem um videopôquer para se jogar
A canção trazia termos como “gigabytes”, “hot-link”, “web site” e “home page” que, até então, eram desconhecidos da maior parte da população brasileira, mas que - nos anos seguintes - se tornaram corriqueiros mesmo entre as camadas mais populares do país.
De maneira geral, para o gestor de compras, todas as inovações mencionadas influenciaram - principalmente - na preparação antes de iniciar os contatos com os fornecedores. Na maioria dos casos, estes já possuem os seus respectivos “endereços digitais”, isto é, suas páginas online, onde é possível estudar e conhecer o perfil da empresa antes mesmo de estabelecer contato com as mesmas. Dessa forma, essa pesquisa prévia acaba beneficiando o gestor de compras no exercício da sua função. Entre os principais benefícios agregados, pode-se destacar:
- Conhecimento geral sobre o fornecedor.
- Identificação do perfil profissional da empresa, através dos seus atributos institucionais (missão, visão e valores).
- Conhecimento específico sobre detalhes do fornecedor (tipos de produto com os quais trabalha, características desse produto e, eventualmente, até uma sugestão de preço para o mesmo).
- Conhecimento do mercado dos fornecedores, de maneira mais ampla e abrangente. Antes de escolher o fornecedor com o qual irá iniciar uma parceria e adquirir os seus produtos, o gestor de compras tem a possibilidade de “mapear o mercado”, analisando também os endereços digitais dos concorrentes do seu fornecedor.
- Poder de negociação. Todas essas possibilidades de pesquisa e estudos online garantem ao gestor de compra uma vantagem significativa na hora de negociar com o fornecedor.
- Análise da sua própria concorrência. Além dos endereços virtuais de seus fornecedores, o gestor de compras deve avaliar os sites dos seus próprios concorrentes. Dessa forma, ele pode - também - realizar uma comparação com o estágio da sua instituição e, eventualmente, até traçar objetivos para aumentar sua fatia de mercado em relação ao concorrente estudado.
- Treinamento e gestão online. Como qualquer outro profissional, o gestor de compras pode utilizar a Internet como ferramenta de aperfeiçoamento pessoal (assim como você está fazendo ao estudar esse curso). Além disso, ele pode utilizar algumas das inúmeras ferramentas disponíveis para treinar sua equipe e - até mesmo - otimizar processos institucionais.
Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Compras
Faça o Curso completo grátis!!