Área do Aluno


ou



A missão do Trabalho de Auxiliar de Creche

O conceito de missão geralmente é associado às empresas. Fala sobre a razão dela ser, seu propósito no mercado e até a sua identidade. Entende-se que a missão de uma instituição deve ser a sua carteirinha, a forma que ela se apresenta e o seu objetivo com isso frente aos seus clientes, concorrentes e parceiros.

Inclusive, alguns funcionários escolhem a organização que gostariam de trabalhar de acordo com a missão da empresa. É disso que alguns tiram a razão ou o propósito pelo qual trabalham e se esforçam para se manter na empresa ou para ajudar ela a continuar a crescer.

Assim fica fácil entender porque a missão é tão importante para a maioria das empresas. Algumas missões até precedem a própria empresa. Por exemplo, quem não sabe que a missão da Google é tornar acessível e organizada as informações em caráter universal? Ou então que a Nestlé se propõe em oferecer ao cliente produtos líderes em consumo e em qualidade? E que a Fiat desenvolve, produz e comercializa seus carros e serviços para gerar criação de valor e sustentabilidade em seu negócio?

Provavelmente, nenhuma dessas missões e suas respectivas empresas são uma novidade. E também não deve ser quando se trata da missão para a sua profissão.

A missão em um contexto que se conecta ao colaborador e não apenas à instituição, tem a função de responder à questão mais básica que um profissional pode se propor: “para que trabalho?”

Para além das questões econômicas, presentes na realidade da maioria dos brasileiros, a razão que norteia a escolha de determinada profissão é aquela que dá sentido às ações diárias da atuação profissional.

O profissional pode não sentir a sua missão tão diretamente, porém, ela inevitavelmente está em cada delimitação de estratégias, em cada vertente do negócio e em cada processo de tomada de decisão. Ao final de cada um desses passos, a pessoa pode se perguntar se eles estão de acordo com a missão da sua profissão, isto é, a razão pela qual ela existe. Se a resposta for sim, é porque ela está fazendo um bom trabalho.

No caso do profissional auxiliar de creche isso não é diferente. O auxiliar de creche tem como objetivo assessorar o professor em diversas tarefas como confecção de materiais pedagógicos, condução das atividades, preservação e cuidado da integridade das crianças, encaminhamento durante as atividades de higiene, alimentação e educação, assim como participação das atividades propostas no intuito de orientar as ações pensando sempre na formação integral dos pequenos.

Dito isso, é fácil perceber que em seu ofício, é de extrema importância que exista um imenso compromisso ético e de qualidade voltado para a formação infantil. Por isso, se questionar se você cumpre a ideia da missão, significa fazer um bom trabalho e, consequentemente, ser ético.

Para isso, é preciso conhecer verdadeiramente a missão do auxiliar de creche que consiste em: auxiliar o professor no ambiente educacional; participar ativamente das atividades educacionais, sejam elas de segurança, lazer, higiene ou saúde; acompanhar as crianças no caminho quando chegam com os responsáveis e no momento da entrega até eles; auxiliar a alimentação, a higiene e as diversas atividades comuns ao ambiente da creche, sempre em vista do bem-estar e saúde dos pequenos.

Vale lembrar que o compromisso com a missão da profissão caminha firmemente lado a lado com o desenvolvimento pedagógico, a mediação e a postura do profissional. Esses elementos combinados sempre serão o melhor caminho enquanto o objetivo for o trabalho em prol do desenvolvimento da criança.

Ou seja, o auxiliar de creche quando atua no processo educativo, também é responsável por melhorar a eficiência das atividades de desenvolvimento infantil. Isso exige uma formação apropriada, uma postura adequada e a capacidade de transmissão de aprendizado em sua excelência.

Não dá para se fazer um bom trabalho quando se isola as atividades inerentes à profissão da sua missão. É preciso entender as necessidades expostas na definição da missão do seu ofício para então melhor supri-las. Por isso, se questione onde você deseja chegar? O que precisa ser feito para conseguir atingir esse objetivo? Quais qualidades e habilidades são necessárias para desenvolver um bom exercício?

Reflita sobre esses questionamentos. Alinhe-os com a missão do auxiliar de creche, se preocupe em colocar cada aspecto dessa missão em prática e veja como será mais fácil alcançar o seu propósito.



Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar de Creche

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados