A Química da Limpeza
Você já viu uma porção de água sentada em uma superfície? Isso porque a água tem uma propriedade chamada tensão superficial. Essa tensão faz com que a água forme uma conta na superfície de coisas como vidro ou tecido. Você pode ver a tensão superficial no trabalho colocando uma gota de água em um balcão. A queda manterá sua forma e não se espalhará.
Para limpar a sujeira em nossas roupas, a água precisa ser capaz de alcançar a superfície. A água é capaz de chegar à superfície se a tensão superficial for reduzida. Para fazer isso, usamos um grupo de produtos químicos chamados agentes ativos da superfície, ou surfactantes.
O que é um surfactante?
Surfactantes mudam como a água se comporta. Quando um surfactante é adicionado, a tensão da superfície é reduzida. Agora a água pode se espalhar e molhar a superfície (por exemplo, roupas, pratos, bancadas) estamos tentando limpar.
Agora vamos ver o que acontece na superfície.
Como um ímã tem duas extremidades, uma extremidade do surfactante é atraída por moléculas de água enquanto a outra é repelida.
Todo surfactante tem duas pontas. Uma ponta quer estar na água e a outra não.
O fim temível de água é conhecido como o fim hidrofóbico. Hidrofóbica vem de duas raízes gregas, hidro-(que significa água) e -fobia (que significa temer). Você já ouviu a frase "óleo e água não se misturam?"Isso é importante aqui!
O fim amante da água é conhecido como o fim hidrofílico. Aprendemos que hidro é uma raiz grega que significa "água". Então, se -fóbica significa "temer", então -filórica significa atrair. O fim amante da água do produto químico é atraído pela água.
Como essas duas extremidades interagem com o solo e a água é o segredo de como um surfactante funciona.
Como surfactantes limpam
Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar de Limpeza
Faça o Curso completo grátis!!