A Secretaria e as suas interações
A secretaria mantém interação direta com a direção, assessorando, executando, coordenando e supervisionando as atividades administrativas que estão sob sua responsabilidade.
O Secretário é responsável pela harmonia de propósitos e de princípios, através da inspeção e colaboração de todos os setores. Também se responsabiliza pela apresentação de situações que exigem algum tipo de ratificação ou correção, com o corpo discente e com o corpo docente, através da busca de soluções efetivas.
É a função que liga as atividades pedagógicas às atividades administrativas, respeitando a competência e os métodos dos professores e os objetivos a médio e longo prazo da instituição.
O Secretário escolar age com ética, respeitando os seus subordinados e acatando as orientações e supervisões de rotina dos seus superiores. Além disso, recepciona os pais e toda a comunidade em geral, com presteza e rapidez na entrega das informações e soluções de problemas.
Atuar com respeito ao sigilo profissional para com os órgãos colegiados é também um desígnio do Secretário Escolar, trazendo dados estatísticos que formam o apoio ao bom andamento das reuniões.
Considerando as atribuições de produção, organização e arquivamento da documentação, atendimento à comunidade escolar e integração dos setores, a secretaria é de fato o coração do corpo escolar.
Assim como este órgão é vital para a sobrevivência, é também importante que se alimente um ambiente de trabalho leve e saudável, sendo atribuída também ao secretário escolar a função de harmonizar o trabalho em equipe, com amor e respeito a sua profissão.
Este artigo pertence ao Curso de Secretariado Escolar
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