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A VOZ NA APRESENTAÇÃO

  • Falar bem é importante para o sucesso profissional


Dominar a oratória é importante não apenas para falar a grandes plateias, mas para ascender na carreira, aumentar a autoestima e criar amor próprio. A boa comunicação é um pré-requisito no mercado de trabalho. Todo profissional que deseja ter sucesso na carreira sabe que precisa estar em contínuo desenvolvimento, tanto nas habilidades pessoais como profissionais para cada vez mais se destacar em sua carreira. Um profissional que domina a oratória tem um valioso recurso de persuasão, bem como transmite credibilidade e consegue influenciar pessoas.


A importância de dominar a oratória é de se fazer bem compreendido. A mensagem se torna clara, objetiva e alcança o fim a que se é destinada. De maneira elegante, sofisticada e precisa. Tem boa dicção, articula bem as palavras e tem bom desempenho. Oratória não é apenas o que você fala, mas um conjunto de habilidades que conectam e influenciam as pessoas, isto é, 7% da nossa comunicação são as palavras e 38% corresponde a musicalidade e ao tom de voz. E 55% linguagem não-verbal. Quando nós entendemos isso, conseguimos  envolver toda esses três aspectos na nossa comunicação, pois esse falar não é só o que nós verbalizamos, tem o tom de voz como ele é colocado e a linguagem corporal como ela se expressa.


Ser um bom comunicador – e demonstrar isso na rotina profissional – envolve uma série de habilidades, entre elas:


– Organizar o raciocínio

A capacidade de estruturar as próprias ideias e, assim, conseguir expressá-las de uma forma compreensível aos demais é imprescindível. Mas, além de conseguir falar com clareza, a organização do raciocínio deve permitir que o que se fala seja interessante, já que um dos principais desafios é ganhar e reter a atenção dos demais.


– Falar com assertividade e ser persuasivo

Falar bem é ser o mais claro possível e ter alto grau de persuasão. Em entrevistas de emprego, reuniões de trabalho e negociações com clientes, essa habilidade se faz ainda mais requisitada. Hoje, o profissional que não consegue ser assertivo e persuasivo em suas conversas ou exposições orais corre sérios riscos de ficar para trás, visto que o mercado se torna mais competitivo dia após dia.


– Ter uma boa linguagem não-verbal

Para ser um bom comunicador, não basta apenas conseguir utilizar a linguagem verbal, expressando conteúdos de forma interessante e eficaz. É indispensável ter uma boa postura, manter contato visual, saber gesticular e utilizar a voz corretamente. Todo esse conjunto é o que compõe a linguagem não-verbal, um dos aspectos da comunicação pessoal.


– Fazer boas apresentações em público

A ideia de que apresentações em público são restritas a profissionais da comunicação ou a palestrantes já está ultrapassada. Agora, todos os profissionais – especialmente aqueles que ocupam cargos de liderança – precisam saber como fazer apresentações, seja qual for a área em que trabalham. Isso acontece porque, atualmente, não basta alcançar bons resultados: é preciso saber falar sobre eles.


Os benefícios de conseguir se comunicar bem é desenvolver confiança, ter um pensamento positivo, segurança e aprender a lidar com o julgamento do outro. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, a pessoa transmite mais confiança. Numa apresentação, consegue se posicionar melhor e apresenta  melhores resultados para os clientes. 



Este artigo pertence ao Curso de Oratória e Apresentação em Público

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