Entrar/Criar Conta
ACESSÓRIOS PARA COQUETELARIA
É crucial conhecer o nome e a utilidade de cada tipo de copo e utensílio utilizado para a preparação das bebidas, pois cada um tem uma finalidade específica para determinado processo.
Não é apenas uma questão de estética, mas ligar o drink ao formato de copo correto é crucial para a determinação das características visuais ou sensoriais da bebida.
A organização dos utensílios e insumos é conhecida como mise en place (proveniente do francês, significa "pôr em ordem").
Tipos de Copo
▪ Hurricane: é a taça usada para servir coquetéis com sabores tropicais e trufados. Há dois tamanhos diferentes: 400 e 600 ml.
▪ Taça Borgogne: é a taça usada para consumir vinho e, atualmente, tem sido usada para servir gin, porque ela favorece a liberação dos aromas de seus botânicos.
▪ Irish Coffee Mug: taça feita para o coquetel Irish Coffee. Mas, também é usada para servir outras bebidas quentes, já que a alça lateral evita o contato da mão com o vidro quente e sua haste impede a perda de calor.
▪ Highball Glass: copo usado para drinks com gelo e que possuem quantidade de insumos não-alcoólicos maior do que a de spirit. Comporta entre 240 e 350 ml de bebida.
▪ Cocktail Glass: também é conhecida como taça martini. Possui haste longa para que a mão não esquente a bebida e sua boca é larga para ajudar na liberação de aromas. É utilizada para martinis e coquetéis sem gelo.
▪ Weizen: geralmente é o copo utilizado para cervejas feitas de trigo. Seu formato permite a expansão correta da espuma e a visualização das cores da cerveja. Comporta até 500 ml.
▪ Collins: é o copo alto e estreito com linhas retas que costuma ser usado para servir coquetéis com gelo, sucos, refrigerantes ou outras bebidas carbonatadas. Sua capacidade está entre 300 e 410 ml.
▪ Balloon Snifter: é usado para servir conhaque, pois seu formato permite maior contato com o oxigênio e com o calor das mãos, o que proporciona maior evaporação para liberação dos aromas frutados e amadeirados.
▪ Juice: é o copo que serve sucos e comporta cerca de 300 ml.
▪ Taça Flute: é usada para drinks espumantes por ser comprida e possuir a boca estreita, o que preserva o gás carbônico.
▪ Coupette: também conhecida como Margarita por servir esse famoso coquetel. Costuma-se decorar sua borda com sal e seu desenho facilita que outras bebidas geladas sejam servidas em quantidades acima de 200 ml.
▪ Long Drink: copo alto, estreito e de linhas retas que é usado, geralmente, para servir coquetéis com gelo, sucos, refrigerantes ou outras bebidas de degustação lenta. Comporta cerca de 250 ml.
▪ Taça Coupe: usada para servir champanhe e drinks delicados sem gelo. Sua haste longa evita que as mãos esquentem a bebida.
▪ All-Purpose Wine Goblet: genericamente, é usada para servir vinhos e seu formato segue o padrão ISO (International Standard Organization). Possibilita a degustação ideal de todos os tipos de vinho. Seu desenho favorece a oxigenação e a retenção dos aromas da bebida.
▪ Shot Glass: feito para ingestão de destilados puros ou drinks pequenos em apenas um gole. Possui capacidade entre 35 e 60 ml.
▪ Mason Jar Glass: é um pote de vidro com rosca e tampa que se tornou comum há pouco tempo. São ideais para drinks informais e contemporâneos.
▪ Pilsner: serve cervejas tipo pilsen, pois seu formato permite a formação de colarinho cremoso e direciona o aroma do lúpulo diretamente ao nariz.
▪ Old Fashioned: ideal para destilados servidos com gelo ou drinks montados. Sua boca é maior que a extremidade inferior, o que facilita o acréscimo gradual de pedras de gelo.
▪ Copo de Cachaça: também conhecido como mini americano, é mais usado para doses de cachaça. Assim como o shot glass, facilita a ingestão da bebida em apenas um gole (a diferença entre ambos está no design). Comporta entre 45 e 60 ml.