ACUPUNTURA PARA ANIMAIS
Benefícios da acupuntura para animais
A acupuntura é uma técnica milenar de origem chinesa, também muito aplicada pelos indianos e egípcios. A palavra acupuntura vem do latim acus, que significa agulha, e pungare, que significa inserir, furar. Desta forma, é um recurso terapêutico que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, afetando todo o sistema fisiológico do paciente. Atua principalmente por meio do sistema nervoso central, atingindo o sistema musculoesquelético, hormonal e cardiovascular.
Seu uso na veterinária existe desde os tempos da Dinastia Chang (1775 a 1123 a.C.) e era comumente utilizada no tratamento de cavalos de sacerdotes, feridos em batalha. Atualmente foram desenvolvidas várias técnicas para a aplicação da acupuntura em animais domésticos, como cães e gatos. Pode ser utilizada como terapia única ou complementar à tradicional, indicada para o tratamento de diversas doenças.
É especialmente recomendada para problemas musculoesqueléticos, dermatológicos, distúrbios nervosos, problemas respiratórios, gastrointestinais, reprodutivos, tratamentos paliativos ao câncer, dentre outras enfermidades. A eficiência dessa terapia depende do potencial de auto-cura do paciente e da capacidade do profissional acupunturista em ativá-la. A quantidade de sessões, ira depender da patologia a ser tratada, tempo em que ela está presente, da gravidade e da resposta individual de cada animal ao tratamento.
A acupuntura é uma das terapias naturais mais seguras, quando aplicada por um profissional habilitado, e com capacidade para interpretar e aplicar o tratamento seguindo aos princípios da Medicina Tradicional Chinesa. Como equilibra o sistema auto-curativo do organismo, sem administração de medicamentos, os efeitos colaterais e as complicações raramente ocorrem. Depois que as agulhas foram inseridas, a maioria dos animais relaxa, e frequentemente adormece.
Por estimular diferentes pontos, a acupuntura é indicada nos mais diversos casos. Entre os exemplos citados estão: paralisias, convulsões, AVCs, artroses, dores na coluna (lombalgias, cervicalgias, hérnia de disco), miosites (inflamação dos músculos), tendinites, displasias, gastrites e cistites. Além disso, a terapia também auxilia os problemas de fertilidade, prenhez psicológica, dermatites e doenças metabólicas (diabetes, hipotireoidismo). Nos casos de animais submetidos a quimioterapia, em reabilitação pós-operatória e até mesmo para tratar distúrbios psicológicos, como depressão, ansiedade e hiperatividade, a acupuntura veterinária também é uma excelente alternativa.
Este artigo pertence ao Curso de Terapia Natural para Pets
Faça o Curso completo grátis!!