Aditivos Para o Melhoramento da Farinha de Trigo

Além dos ingredientes adicionados na cozinha ao realizar o preparo das massas, também é possível melhorar a performance de uma farinha ainda nos processos de fabricação, onde os moleiros adicionam substâncias denominadas de aditivos alimentares.

Os aditivos têm como finalidade melhorar a qualidade do produto final tanto em termos de estrutura e sabor, como em capacidade de armazenamento Além disso, também podemos utilizá-lo para mudar suas características quando um trigo de má qualidade chega ao moinho.

De maneira geral, aditivos são aplicados com a finalidade de equilibrar a atividade enzimática da farinha quando ela está acontecendo de forma exacerbada, ou ainda, quando ela foi inibida em alguma parte do processo de extração. Além disso, também temos aditivos que são usados para melhorar a força da massa e a sua tolerância ao processo de batimento.

Conheça alguns desses aditivos:

ENZIMAS: as enzimas normalmente são compostas a partir de proteínas que atuam alterando a velocidade de uma reação, ou ainda, induzindo algum componente a realizar uma atividade química. Nas farinhas de trigo elas podem ser adicionadas separadamente para aumentar a capacidade de fermentação auxiliando as leveduras na quebra de nutrientes.

ÁCIDO ASCÓRBICO: Esse componente é muito conhecido popularmente como vitamina C, e é muito importante para a construção de uma farinha de boa qualidade. Ele age como branqueador do núcleo (miolo). Além disso, ele auxilia na retenção do gás carbônico e consequentemente na manutenção do volume e acentua a maturação da massa. Quando adicionamos ácido ascórbico à farinha conseguimos  diminuir o tempo de fermentação necessário para a formação de um pão de qualidade.

ÁCIDO LÁTICO: Elas são adicionadas para inibir o crescimento de bactérias patogênicas (causadoras de doenças), tornando o meio mais ácido. Normalmente são aplicadas junto com cultivos de bactérias láticas.

SURFACTANTES: As substâncias surfactantes são responsáveis por retardar o envelhecimento da farinha. Eles também aumentam a maciez do miolo e contribuem para o fortalecimento da massa, gerando uma melhora no volume. Os mais utilizados são o tetra-glicerol-monoestearato, lecitina de soja e o monoestearato.

Este artigo pertence ao Curso de Básico de Panificação