Ajustes de Mercado
Os contadores são aconselhados a apresentar os dados financeiros de forma objetiva, para que estejam livres de viés. No entanto, os contadores tendem a fazer o contrário e usar o conservadorismo. O conservadorismo dita que os contadores evitem a superavaliação de ativos e renda. Por outro lado, os passivos tenderiam a ser apresentados em valores mais elevados em face da incerteza. Esta não é uma regra rígida e rápida, apenas um princípio geral de medição.
No caso do estoque, uma empresa pode se encontrar com estoques com futuro incerto; isso significa que a empresa não sabe se ou quando esse estoque será vendido. Obsolescência, excesso de oferta, defeitos, grandes quedas de preços e problemas semelhantes podem contribuir para a incerteza quanto à "realização" (conversão em dinheiro) para itens de estoque.
Portanto, os contadores avaliam o estoque e empregam considerações de "menor custo ou mercado". Isso significa simplesmente que se o estoque for registrado nos registros contábeis por um valor maior que seu valor de mercado, seria feita uma redução do custo registrado para o valor de mercado mais baixo. Em essência, a conta de estoque seria creditada e uma Perda por Declínio no Valor de Mercado seria a dívida compensatória. Este débito seria reportado na demonstração do resultado como uma cobrança contra (redução de) receita.
Medindo o valor de mercado: Os valores de mercado são muito subjetivos. No caso de estoque, as regras contábeis aplicáveis definem "mercado" como o custo de reposição (não o preço de venda) das mercadorias. Em outras palavras, quanto custaria para a empresa adquirir ou reproduzir o estoque?
No entanto, a regra do menor custo ou mercado pode se tornar um pouco mais complicada porque as regras contábeis especificam ainda que o mercado não pode exceder um valor máximo conhecido como "valor realizável líquido" (NRV = preço de venda menos custos de conclusão e descarte).
O motivo é o seguinte: ocasionalmente, o "custo de reposição" de um item de estoque pode ser muito alto (por exemplo, um estoque de réguas de cálculo em uma loja de material de escritório), mesmo que praticamente não haja mercado para o item e seja improvável que ele produza muito líquido.
valor quando for vendido. Portanto, "mercado" para fins do menor custo ou teste de mercado não deve exceder o valor líquido realizável. Além disso, as regras estipulam que "mercado" não deve ser inferior a um valor mínimo, que é o valor realizável líquido menos uma margem de lucro normal.
Aplicação da Regra do Menor Custo ou Mercado: Apesar do aparente foco no detalhe, vale ressaltar que o menor custo ou ajuste de mercado pode ser feito para cada item do estoque ou para o agregado de todo o estoque. Neste último caso, o bom compensa o ruim e uma redução só é necessária se o mercado geral for menor que o custo total.
De qualquer forma, uma vez julgada necessária a redução, a perda deve ser reconhecida no resultado e o estoque deve ser reduzido. Uma vez reduzida, a conta de Estoque se torna a nova base para fins de avaliação e relatório daqui para frente.
Técnicas de Estimativa de Estoque
Se uma empresa usa um sistema de estoque periódico ou permanente, uma contagem física de mercadorias em mãos deve ocorrer ocasionalmente. Presume-se que as quantidades determinadas por meio da contagem física sejam corretas e quaisquer diferenças entre a contagem física e os valores refletidos nos registros contábeis devem ser correspondidos com um ajuste nos registros contábeis. Às vezes, no entanto, uma contagem física pode não ser possível ou não é econômica. Nesses casos, métodos de estimativa são empregados. Alguns métodos de estimativa são discutidos abaixo.
Método de lucro bruto
Um tipo de técnica de estimativa é o método do lucro bruto. Este método pode ser usado para estimar o estoque disponível para fins de preparação de demonstrações financeiras mensais ou trimestrais e certamente entraria em ação se um incêndio ou outra catástrofe destruísse o estoque.
Essas estimativas são frequentemente usadas por companhias de seguros para estabelecer o valor que foi perdido por um segurado. Muito simplesmente, a taxa de lucro bruto normal histórica de uma empresa (ou seja, lucro bruto como porcentagem das vendas) seria usada para estimar o valor do lucro bruto e o custo das vendas. Uma vez que esses dados são reconhecidos, é relativamente simples projetar o inventário perdido.
Por exemplo, suponha que o inventário de Tiki foi destruído pelo fogo. As vendas do ano anterior
Este artigo pertence ao Curso de Administração Contábil e Financeira
Faça o Curso completo grátis!!