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Alfabetizando -

Sem dúvidas o processo de alfabetização tem protagonismo na formação do cidadão como ser crítico e pensante. Além disso, as crianças que passam por uma alfabetização prejudicada podem ter sequelas de atraso em seu desempenho nas séries posteriores.

De acordo com a Doutora Emília Ferreiro, Psicóloga e Pedagoga, em sua obra Reflexos da Alfabetização, “O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem dúvida, em um ambiente social. Mas as práticas sociais, assim como as informações sociais, não são recebidas passivamente pelas crianças.”

Assim, segundo a autora, o estudante não se comporta como um ser que apenas absorve tudo o que é ensinado.

Dessa forma, utilizando uma metodologia ativa, o aluno aprende através da observação, e diálogo, construindo seu próprio mundo por meio da realidade percebida por si próprio.

É muito comum ter a concepção de que a alfabetização faz parte somente de um estágio que a criança vai atingir em uma determinada época do ciclo estudantil.

Entretanto, essa ideia é bastante errônea. Isso porque a alfabetização faz parte de um processo que é constituído por estágios de aprendizagem.

Com isso, esse processo vem de muito antes da vida escolar, dependendo dos estímulos recebidos antes de adentrar a sala de aula.

A alfabetização não tem um período certo para se encerrar, tendo em vista que as crianças possuem ritmos diferentes de aprendizagem e que precisam ser respeitados.

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Competências dos professores alfabetizadores

Os professores precisam cumprir com rigor as competências relacionadas ao trabalho de alfabetização para que os alunos possam ter assegurado o seu direito de aprender a ler e escrever.

Tendo em vista os diferentes ritmos e formas de aprendizagem dos alunos, o professor precisa identificar qual é a ajuda necessária para que todos os alunos possam se alfabetizar e chegar em um nível mais similar.

É esperado desses profissionais educadores a evolução progressiva das seguintes competências:

    • Tendo em mente que todos os alunos são capazes de aprender, é necessário haver um trabalho de alfabetização adequado às necessidades individuais dos alunos.
    • Ser referência de leitura, escrita e parceria para os alunos. Planejar as atividades de leitura e escrita utilizando conhecimento sobre
    • os processos de aprendizagem.
    • O alfabetizador deve ter um acompanhamento constante do desempenho dos alunos durante as atividades.
    • Para reconhecer o nível de conhecimento dos alunos, o alfabetizador precisa elaborar atividades de alfabetização desafiadoras.
    • Selecionar de diferentes tipos de texto, que sejam apropriados para as atividades e processo de aprendizado dos alunos.

    Ainda, os resultados obtidos em relação às aprendizagens dos alunos devem ser de responsabilidade desses profissionais.

    Conteúdo para a formação de professores alfabetizadores

    Para que ocorra o desenvolvimento das competências, é necessário trabalhar alguns conteúdos incisivos que afetarão na formação dos professores alfabetizadores.

    Os principais pontos de atenção que deve ser estudado e desenvolvido por um profissional alfabetizador são:

    A partir do conhecimento sobre os processos de aprendizagem, o alfabetizador deve desenvolver a habilidade de adequar situações didáticas de alfabetização.

    • Acompanhamento próximo da produção escrita e leitura dos alunos.
    • Desenvolvimento de avaliações de aprendizagem no processo de alfabetização.
    • Identificar os cenários e situações que podem ser favoráveis e desfavoráveis na aprendizagem das crianças.
    • Planejamento de situações didáticas de alfabetização utilizando as metodologias conhecidas, considerando a heterogenia de saberes na sala de aula.
    • Seleção/uso de diferentes materiais apropriados para o trabalho pedagógico de alfabetização.

    Tendo em vista esses aspectos, as próximas seções trabalharão em detalhe os principais conteúdos que devem ser do conhecimento dos professores de alfabetização e letramento.



    Este artigo pertence ao Curso de Alfabetização e Letramento

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