Área do Aluno


ou



ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Alimentação escolar



É a faixa etária entre os 7 e 10 anos de idade, um período de intensa atividade física, ritmo de crescimento constante e ganho de peso mais acentuado.

A família e a escola desempenham papéis importantes na saúde física e psíquica da criança.

Durante esta etapa o ganho de peso é proporcionalmente maior ao crescimento da estatura. A prática de atividades físicas lúdicas deve ser estimulada.

Uma dieta adequada interfere na saúde bucal, pois os dentes decíduos começam a cair em torno dos 6 anos de idade.

O padrão dietético e a atividade física podem intervir na composição do corpo da criança fazendo com que haja risco de desenvolvimento de obesidade ou aumento da gordura corporal.

A independência adquirida pela criança nesta fase pode modificar hábitos alimentares aprendidos em casa. Por isso, a criança desta etapa deve possuir uma boa formação em termos de educação alimentar, sendo que a escola pode contribuir nesse processo.

As recomendações são:


▪ Ingestão de nutrientes para prover energia e nutrientes em quantidade e qualidade adequadas para o crescimento, desenvolvimento e prática de exercícios físicos.


▪ Todos os grupos alimentares devem fazer parte da rotina alimentar, evitando o consumo de refrigerantes, balas e outras guloseimas.


▪ O consumo de carboidratos complexos devem ser priorizados em relação aos simples (inferior a 25% do valor energético total).


▪ Deve haver um consumo variado e diário de frutas, legumes e verduras (totalizando mais de cinco porções ao dia). Os sucos naturais não devem ultrapassar a quantidade de 240 ml/dia.


▪ O consumo de peixes marinhos deve ser feito duas vezes por semana.


▪ O sal deve ser controlado para evitar a hipertensão arterial.


▪ Deve-se consumir cerca de 600 ml de leite ou derivados por dia para ingestão de cálcio a fim de formar a massa óssea adequadamente e prevenir a osteoporose na vida adulta.


▪ A atividade física regular deve ser estimulada para evitar o ganho excessivo de peso.


▪ A substituição de refeições por lanches deve ser evitada.


▪ O tempo com atividades sedentárias (televisão, videogame e computador) deve ser reduzido.



Este artigo pertence ao Curso de Obesidade na Infância e na Adolescência

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados