ANÁLISE DE COMPETÊNCIA
Quando se fala em avaliação por competências, trata-se de ferramenta altamente eficaz utilizada por diversos tipos de organizações. Seu principal objetivo é contribuir para o aumento da performance dos colaboradores, ajudando-lhes a desenvolver novas habilidades ou aprimorar as que já possuem.
Competência, nada mais é, do que o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que um indivíduo possui e que vão determinar se este terá uma performance de excelência ou não. Para entender melhor:
O conhecimento está ligado ao saber: você sabe como ligar um carro, sabe que precisa soltar a embreagem vagarosamente e que o volante é necessário para fazer as curvas;
A habilidade tem relação com o saber fazer, e trata-se de conseguir colocar o conhecimento em prática: você sabe ligar o carro, mas precisa de habilidade para articular os movimentos de maneira e fazer o veículo se movimentar sem morrer
A atitude está relacionada à vontade de fazer: é querer dirigir um carro mesmo diante de todas as chateações que isso implica, como achar uma vaga, pagar pelo combustível e ficar parado no trânsito.
Quando as três esferas são observadas em um colaborador, significa que ele é competente para desempenhar plenamente suas atividades. A partir do CHA, também é possível entender que a avaliação por competências faz uma análise das competências técnicas adquiridas por um profissional, e das comportamentais.
Estas são essenciais para que todo tipo de colaborador se destaque na área em que atua. Trata-se de uma ferramenta que avalia a performance profissional com a finalidade de implementar melhorias e determinar ações que possibilitem o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que contribuam para um desempenho de excelência.
A análise de competências é um modelo de avaliação extraordinário, pois colabora com o processo de autoconhecimento profissional. Ele traz clareza, tanto para o indivíduo, quanto para a empresa, sobre suas melhores competências, as que têm ajudado a organização e o profissional a crescer, além das que precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas.
Como fazer
Para aplicar o modelo da análise de competências, é necessário seguir algumas etapas, sendo elas descritas a seguir:
Mapeamento das competências
O processo de avaliação por competências se inicia pelo mapeamento das competências que serão necessárias e exigidas para que os colaboradores tenham um desempenho de excelência. Existem três tipos de competências que será necessário identificar e definir quais serão fundamentais para o bom exercício de cada função:
Competências técnicas: trata-se do conhecimento específico que cada profissional tem, sobre as melhores práticas para ter uma performance de excelência na área em que atua na empresa;
Competências conceituais: este é o conhecimento, bem como o domínio dos conceitos e das metodologias que devem ser aplicadas para uma boa execução técnica das demandas;
Competências interpessoais: estas competências têm a ver com forma como os colaboradores se relacionam mutuamente, como se comunicam e interagem entre si, para realizarem um bom trabalho em equipe, e também com suas atitudes e valores pessoais, que pautam seus comportamentos no dia a dia.
2) Levantamento do perfil
Finalizada a etapa de mapeamento de competências, é necessário que dê início ao passo seguinte, que é fazer o levantamento do perfil de cada colaborador que faz parte da empresa, no sentido de compreender quais as competências que cada um tem e que estão com o que a organização precisa.
Nesta parte do processo, é essencial saber que determinadas competências têm mais importância na atuação de um profissional, conforme as atividades que desempenha. Assim, o que se espera é que o colaborador tenha grande domínio sobre estas mesmas competências, para uma performance de excelência em sua rotina de trabalho.
Este artigo pertence ao Curso de Introdução ao Coaching
Faça o Curso completo grátis!!