Análise de mercado

Forneça uma análise profunda do mercado que fundamenta sua decisão de abrir um salão de beleza. A análise de mercado incluirá informações como quem são seus concorrentes, seus pontos fortes e fracos, seu público-alvo e suas necessidades de beleza etc.

É vital que você demonstre um profundo conhecimento de mercado para seus potenciais investidores e credores. Por exemplo, se você está oferecendo procedimentos caros de haircare ou skincare em uma área de baixa renda ou classe média, você pode ter perdas.

Da mesma forma, se você não está seguindo os penteados e tendências mais recentes, ou se você não oferece uma ampla gama de serviços faciais, skincare, você pode achar difícil atrair clientes.

Este é um olhar aprofundado no mercado em que você está. Isso significa pesquisar sua comunidade local, em torno de concorrentes, tendências atuais e sua indústria em geral. Você pode dividir isso em três seções:

• Demografia do Mercado- Entre em contato com sua Câmara de Comércio local para obter mais informações sobre o seu mercado.
  • Tendências do setor- Detalhe as tendências e desafios atuais e como seu salão se encaixa.
  • Competição Local- Olhe para os salões ao redor e determine como você vai se posicionar para competir pelos negócios.
Uma análise completa do mercado não só demonstra que você fez sua pesquisa — ela também fornece uma visão inestimável sobre o que outros salões estão fazendo com sucesso ou mal, e como você deve anunciar seu salão.

a) Tendências de Mercado

Se você está oferecendo cortes de cabelo e maquiagem de cabelo, você deve estar ciente das últimas tendências. Da mesma forma, pode haver novos tipos de tratamentos faciais e acne disponíveis que as pessoas possam estar procurando. A moda é sempre uma coisa que faz o tempo, assim como o penteado.

Por exemplo, se você está oferecendo serviços de cuidados com a pele, como os faciais, você pode querer oferecer serviços como:

• Terapia de luz LED (para lidar com contusões e acne)
  • Tratamento intenso de luz pulsada (lidar com pigmentação facial)
b) Análise de concorrentes

O objetivo da análise competitiva do seu plano de negócios deve estabelecer que abrir um salão de beleza em sua área faz sentido.

Por exemplo, pode haver poucos concorrentes, apesar de muita demanda. Ou, por exemplo, os concorrentes existentes podem não ser adaptados às últimas tendências dos clientes, efetivamente perdendo negócios para os recém-chegados.

Em sua análise competitiva, tente incluir as seguintes informações:

• Número de salões de beleza concorrentes ou salões de beleza de serviço completo em sua área
  • Seu público-alvo
  • A lista de produtos e serviços que eles estão oferecendo
  • O número de estações que cada salão tem
  • Sua estratégia de marketing
  • Seus pontos fortes e fracos
  • Sua reputação como marca
c) Análise SWOT do Salão de Beleza

Juntamente com a análise competitiva, você também deve realizar uma análise SWOT. SWOT significa Pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.

Aqui você deve fornecer as seguintes informações:

• Pontos fortes: Exemplos – você pode ter anos de experiência na indústria, ou você pode ser um cabeleireiro ou esteticista celebridade, ou você pode estar oferecendo serviços exclusivos que nenhum outro salão de beleza concorrente está oferecendo
  • Fraquezas: Exemplos – você pode não ter experiência suficiente com millennials, ou você pode não ter fundos suficientes para inventário suficiente etc.
  • Oportunidades: Exemplos – ao contrário de seus concorrentes, você pode estar oferecendo uma experiência de salão de beleza de serviço completo com todos os serviços relacionados a cabelo, pele, unhas e rosto sob um único teto
  • Ameaças: Exemplos – o surgimento de novos salões de beleza que podem possivelmente tirar uma fatia de sua base de clientes em potencial ou salões de beleza existentes reduzindo seus preços para combater sua presença
Tanto a análise competitiva quanto a análise SWOT podem ajudá-lo a criar estratégias inovadoras de marketing que você pode usar para conquistar novos clientes e até mesmo cortar a base de clientes do seu concorrente.

d) Clientes
Este é o segmento onde você fornece uma análise detalhada do seu público-alvo. A análise deve incluir coisas como:

• Distribuição demográfica de seus clientes-alvo
  • Renda familiar média mensal (isso lhe dará uma ideia da capacidade de gastos)
  • A frequência de visitas de salão de beleza (isso lhe dará uma ideia justa do número de clientes que você pode esperar em um mês)
  • Tendências atuais de cabelo, unha e beleza no local em que você deseja operar e os fatores que influenciam essas tendências
  • Quais canais os clientes usam para compartilhar os resultados de suas visitas a salões de beleza? Por exemplo, as pessoas podem postar seu novo penteado ou nail art no Instagram & Facebook, mas compartilham sua experiência de interação no salão no Twitter
  • Coisas que seu público-alvo gosta e não gosta dos salões de beleza existentes (isso lhe dirá o que você deve fazer e coisas que você pode fazer para melhorar sua experiência)
  • Qual é o valor médio que eles gastam por visita?
  • Eles se envolvem em atividades relacionadas à beleza em casa? (Isso lhe dirá se você pode vender produtos como óleos de cabelo, cremes de clareamento da pele etc.)
  • Eles gostam de usar cupons e cartões de presente? (Se sim, você pode abrir um fluxo de receita separado oferecendo tais produtos)
Você pode adicionar mais perguntas se precisar concluir seu estudo de cliente ou público-alvo. A melhor maneira de obter as respostas é realizar pesquisas diretas e interagir com sua base de clientes em potencial. No entanto, você também encontrará alguns dados a partir de análises competitivas.

Uma compreensão completa do seu público-alvo pode ajudá-lo a desenvolver estratégias de vendas e marketing que podem vencer seus concorrentes e lhe dar uma vantagem.

Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Salão de Beleza