Área do Aluno


ou



Análise Custo Volume Lucro (CVP)

Um custo relevante (também chamado de custo evitável ou custo diferencial) é um custo que difere entre as alternativas consideradas. Muitas vezes, é imperativo que as empresas distingam entre custos relevantes e irrelevantes ao analisar alternativas, porque considerar erroneamente custos irrelevantes pode levar a decisões de negócios equivocadas. Mais longe, ignorar dados irrelevantes na análise pode economizar tempo e esforço.

Dois tipos comuns de custos irrelevantes são custos irrecuperáveis ​​e custos futuros que não diferem entre as alternativas. Os custos irrecuperáveis ​​são inevitáveis ​​porque já foram incorridos. Os custos futuros que não mudam entre as alternativas também são essencialmente inevitáveis ​​em relação às alternativas consideradas.

Os custos relevantes também podem ser expressos como custos de oportunidade. Um custo de oportunidade é o benefício perdido pela escolha de uma oportunidade em vez da próxima melhor alternativa.

Custo-Volume-Lucro é um modelo simplificado, útil para instrução elementar e para decisões de curto prazo.

A análise custo-volume-lucro (CVP) expande o uso das informações fornecidas pela análise do ponto de equilíbrio. Uma parte crítica da análise CVP é o ponto em que as receitas totais são iguais aos custos totais (custos fixos e variáveis). Nesse ponto de equilíbrio (BEP), uma empresa não terá receita ou perda. Este BEP pode ser um exame inicial que antecede mais análise CVP prejudicada. Os componentes da Análise Custo-Volume-Lucro são:

  • Nível ou volume de atividade
  • Preços de Venda Unitários
  • Custo variável por unidade
  • Custos fixos totais
  • Mix de vendas O CVP assume o seguinte:
  • Preço de venda constante
  • Custo variável constante por unidade
  • Custo fixo total constante
  • Mix de vendas constante
  • Unidades vendidas iguais unidades produzidas

Essas são suposições simplificadoras, que muitas vezes são assumidas implicitamente em discussões elementares de custos e lucros. Em tratamentos e práticas mais avançadas, custos e receitas não são lineares e a análise é mais complicada, mas a intuição proporcionada pelo CVP linear permanece básica e útil.

O ponto de equilíbrio para um produto é o ponto em que a receita total recebida é igual aos custos totais associados à venda do produto (TR = TC). Um ponto de equilíbrio é normalmente calculado para que as empresas determinem se seria lucrativo vender um produto proposto, em vez de tentar modificar um produto existente, para que ele possa se tornar lucrativo. A análise do ponto de equilíbrio também pode ser usada para analisar a lucratividade potencial das despesas em um negócio baseado em vendas.



Este artigo pertence ao Curso de Administração Contábil e Financeira

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados