Área do Aluno


ou



Análise de Custo-Benefício Econômico e Social

Um projeto que pode gerar lucro em termos monetários pode não trazer benefícios correspondentes para a sociedade.

Por exemplo, vamos comparar dois projetos, um produzindo cigarros e outro produzindo roupas. Os ganhos financeiros são mais na fabricação de cigarros conforme análise de custo-benefício e várias abordagens usadas no orçamento de capital.

Mas acabou de considerar um aspecto muito estreito, o aspecto monetário, para a organização, mas considerou o efeito dos produtos? A indústria de cigarros tem efeitos mais amplos além de ganhos monetários para a organização, como aumento de pulmões ou doenças cardíacas no país, o que pode custar muito alto.

Esse custo não é considerado ao fazer a análise de custo-benefício. A análise de custo-benefício social usa parâmetros mais amplos, como seu impacto na sociedade e na nação, juntamente com os ganhos monetários.

Custos Sociais

Se alguma atividade leva ao esgotamento de um determinado recurso, é um custo social. Por exemplo, um certo projeto como o projeto quadrilátero viário do Governo Central está usando cimento e esse cimento poderia ter sido usado alternativamente para a construção de moradores de rua. É um custo social. Mas se não estiver a conduzir a qualquer diminuição da disponibilidade de cimento para a construção das casas, não será um custo social.

Vamos enumerar vários tipos de custos sociais:

  • Danos ambientais: Se algum projeto perturba o meio ambiente como o corte de árvores ou a criação de qualquer tipo de poluição pela emissão de resíduos sólidos ou líquidos, é um custo social. Pode ser direto ou indireto. Um exemplo direto o custo é a emissão da indústria e o indireto pode ser através dos veículos utilizados no transporte de mercadorias.
  • Desequilíbrio ecológico: Muitos projetos levam ao desequilíbrio ecológico, como o uso excessivo de recursos naturais, como o corte de florestas, que pode levar à diminuição da disponibilidade de habitat para muitas criaturas. O uso excessivo de água pode levar à escassez de água. Municípios satélites desenvolvidos em muitas grandes cidades causaram um enorme desequilíbrio ecológico e as pessoas enfrentarão problemas de escassez aguda de água, e criaturas como pássaros serão extintas na área.
  • Serviços humanos utilizados: A mão de obra utilizada em um projeto durante a implementação ou durante as operações pode ter sido utilizada para algum outro trabalho. Assim, é um custo social (custo de oportunidade). Além disso, o projeto pode levar a doenças ou lesões relacionadas ao trabalho. Também pode causar doenças profissionais que são custos sociais.
  • Material usado: Os materiais usados ​​no projeto podem ter sido usados ​​em alguma outra aplicação. Portanto, é um custo social.
  • Uso de utilidade pública: O projeto pode utilizar alguns serviços de utilidade pública como segurança (polícia) ou combate a incêndio etc. Também é um componente de custo social.
  • Desemprego causado: Muitas indústrias estão criando problemas de desemprego. A mecanização na agricultura pode deslocar o trabalho e seus meios de subsistência. Uma ponte sobre um rio pode causar desemprego para as pessoas que ganham o pão por meio de serviços de balsa. Uma grande indústria mata muitas indústrias caseiras ou de pequena escala e, portanto, cria desemprego.
  • Esgotamento de energia e aquecimento global: A energia é uma grande preocupação no mundo atual. Qualquer nova organização ou indústria utiliza energia e, portanto, reduz a disponibilidade de várias fontes de energia. O mundo está enfrentando problemas de escassez de energia devido ao uso excessivo de energia por grandes organizações. O consumo excessivo de energia está levando à saturação de dióxido de carbono, o que leva ao aquecimento global.
  • Uso de divisas: Algumas indústrias aplicam a reserva cambial do país para adquirir recursos como equipamentos ou tecnologia. Isso leva à diminuição da reserva cambial e é um custo para toda a nação.
  • Subsídios: Vários tipos de subsídios como subsídio de fertilizantes, subsídio de energia ou subsídio de impostos são novamente um custo para a nação, que também é um custo indireto para a sociedade.
  • Existem vários outros custos que podem ser identificados para projetos individuais, como aumento da disparidade econômica, custo da erosão do solo, desmatamento etc.

Benefícios sociais

Não é que os projetos estejam apenas causando custos para a sociedade; eles também estão proporcionando benefícios para a sociedade.

Vamos enumerar alguns tipos de benefícios sociais que um projeto pode gerar:

  • Melhorar o meio ambiente: Projetos planejados para plantar árvores, limpar água e melhorar o aproveitamento de energia podem trazer benefícios para a sociedade.
  • Produtos e serviços prestados: Os projetos proporcionam à sociedade diversos produtos e serviços que melhoram a qualidade de vida. Um hospital, um instituto educacional ou produtos farmacêuticos contribuem para a qualidade de vida da sociedade. Isso é uma vantagem para a sociedade. Um projeto de ponte fluvial pode conectar uma sociedade isolada ao resto da sociedade. Este é novamente um exemplo de vantagem social.
  • Criação de emprego: Novos projetos geralmente oferecem melhores chances de emprego para a sociedade. Projetos agroindustriais na cidade atraem muitos desempregados das áreas rurais e os ajudam a melhorar sua qualidade de vida.
  • Impostos: Os pagamentos de impostos e impostos feitos pelos projetos durante a implementação e principalmente após a implementação são arrecadados pelo governo e utilizados em benefício da sociedade. Esta é uma grande vantagem para a sociedade.
  • Emprego indireto: Os projetos sempre trazem oportunidades de emprego indireto. Transportadores, alimentos e outros fornecedores da área florescem como resultado de um projeto na área.
  • Ganho de divisas: Alguns projetos ganham divisas por meio de exportações; outros economizam o mesmo reduzindo as importações. De ambas as formas, estão somando à conta corrente de reserva cambial da nação, trazendo, assim, benefício à nação e à sociedade.
  • Hospital e estabelecimento educacional: Muitos projetos que não estão diretamente envolvidos no desenvolvimento de instalações educacionais ou médicas desenvolvem os mesmos em benefício dos trabalhadores que também são usados ​​pelas pessoas nas proximidades.
  • Desenvolvimento da área atrasada: Governo fornece vários incentivos es para os projetos que estão localizados em áreas atrasadas. Os industriais são atraídos por esses incentivos e instalaram seus projetos na área atrasada. Isso leva à elevação de áreas atrasadas e, portanto, traz uma melhor igualdade social. Existem muitas outras vantagens associadas a projetos individuais, como diminuição do sistema de classes, unidade religiosa, diminuição da pobreza etc., que podem ser consideradas vantagens ou benefícios para a sociedade.


Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Projetos

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados