Análise Swot - Como fazer?, Exemplo
Outro passo crítico na construção de um plano de estratégia de vendas é a análise SWOT. Essa tática é útil ao avaliar os desafios que sua organização enfrenta ao se aventurar em um novo mercado ou sob pressão do aumento da concorrência, olhando para os:
- Pontos fortes
- Fraquezas
- Oportunidades
- Ameaças
Analisando cada uma dessas áreas, as empresas podem se basear em seus pontos fortes, mitigar suas fraquezas, descobrir novas oportunidades e, ao mesmo tempo, reduzir as várias ameaças que podem surgir.
Então, como você realiza uma análise SWOT?
Em primeiro lugar, você precisará alocar uma hora, talvez duas, para reunir um grupo diversificado de colegas (internos e externos, se possível) bem como a liderança da empresa. Essa diversidade é fundamental para fornecer diferentes perspectivas sobre cada um dos quatro pontos de sua análise SWOT.
Uma vez que você tenha reunido todo mundo, distribua um bloco de notas e peça a cada pessoa para chegar a cinco pontos separados para cada quadrante. Fazer esse exercício primeiro dá a cada membro da equipe uma voz enquanto reduz a pressão do "grupo pensar".
- Quais são seus ativos mais substanciais?
- Quais desses ativos você consideraria o mais forte e por quê?
- O que há de único na sua empresa?
- Que vantagens você tem sobre seus concorrentes?
- Quão qualificada é sua equipe de vendas?
- Qual dos processos de negócios é mais bem sucedido?
- Quais são as áreas potenciais para melhoria?
- O que os clientes estão dizendo que gostariam de ver mais?
- Há algum ativo físico ou tangível que a empresa não tenha?
- Há lacunas de habilidades dentro da equipe de vendas?
- Onde seus concorrentes têm vantagem?
- Quais são algumas das tendências atuais do mercado?
- O mercado está se expandindo ou não?
- Há algum evento da indústria?
- Você precisa considerar alguma mudança regulatória futura?
- Seu principal concorrente está perdendo tração com sua base de clientes?
- Há algo claro e óbvio faltando no seu mercado?
- Existem concorrentes que podem ser uma ameaça potencial no futuro?
A atual base de clientes está satisfeita com seus serviços?
A equipe de vendas está feliz?
O comportamento do cliente está mudando?
A empresa enfrenta alguma ameaça legal no futuro próximo?
Depois de concluir este exercício, você deve terminar com uma lista priorizada de pontos para debate entre o grupo de liderança. Você pode então converter esses pontos em estratégia em tempo real e adicionar objetivos acionáveis ao plano de estratégia de vendas.
Este artigo pertence ao Curso de Plano de Vendas
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