Entrar/Criar Conta
ANJOS MAIS CONHECIDOS
Os anjos de nomes conhecidos na Bíblia incluem Miguel, Rafael, Gabriel e Lúcifer.
O anjo Gabriel
O vocábulo hebraico Gabriel significa “homem de Deus” (heb. geber , “varão” e El – forma abreviada de Elohim , “Deus”). No Antigo Testamento, Gabriel aparece apenas em Daniel, e ali, como mensageiro celestial que surge na forma de um homem. Suas funções são revelar o futuro ao interpretar uma visão e dar entendimento e sabedoria ao próprio Daniel.
No Novo Testamento, Gabriel surge na narrativa de Lucas que descreve o nascimento de Cristo. Ali, ele é o mensageiro angelical que anuncia o nascimento de João e de Jesus. Também é apresentado como aquele que “assiste diante de Deus”. Destes casos, conclui-se que ele é o portador das grandes mensagens divinas aos homens.
Pode-se concluir dizendo que, na Bíblia, Gabriel é o “anjo mensageiro” e Miguel o “anjo guerreiro”.
O arcanjo Miguel
No grego, encontramos Michael , heb. mika’el . O nome Miguel significa “quem é como El (Deus)?”. A tradição sobre a existência de arcanjos não fazia parte original da fé judaica. Assim, na literatura bíblica, Miguel é introduzido em Dn 10:13,21 e 12:1 e reaparece no NT em Jd 9 e Ap 12:7.
Embora algumas literaturas tenham Gabriel como outro Arcanjo (totalizando sete na literatura apócrifa e pseudepígrafa, onde quatro nomes são revelados: Miguel, Gabriel, Rafael e Uriel), a Bíblia só revela a existência de um único Arcanjo, Miguel. Isto é demonstrado pelo fato de que o termo só aparece no singular.
Ademais, a pronúncia está ligada unicamente ao nome de Miguel, donde se conclui biblicamente que só exista um anjo assim denominado Arcanjo, ou anjo-chefe, e que esse Arcanjo chama-se Miguel. O Miguel que se pode encontrar no NT, surge no AT apenas no livro de Daniel.
Como Gabriel, Miguel é um ser celestial. Tem, no entanto, responsabilidades especiais como campeão de Israel contra o anjo rival dos persas e comanda os exércitos celestiais contra todas as forças sobrenaturais do mal na última grande batalha. Na literatura judaica, nos apócrifos e pseudepígrafos, Miguel é apresentado como guardião militar de Israel.
No NT, Miguel aparece apenas em duas ocasiões. Em Jd 9, há referência a uma disputa entre ele e o diabo com respeito ao corpo de Moisés. Essa passagem é bastante polêmica. Orígenes acreditava que isto estaria registrado num apócrifo chamado de “Assunção de Moisés”, mas a história não aparece nos textos existentes, porém incompletos, desta obra.
A literatura rabínica posterior parece ter conhecimento desta história. O outro texto em que Miguel aparece, é Ap 12:7, que retoma o tema de Dn 12:1, apresentando-se Miguel como sendo o vencedor do dragão primordial, identificado como Satanás.
Este artigo pertence ao Curso Teologia Básica
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesMuito proveitoso obrigado por essa oportunidade
excelente curso, obrigada pela oportunidade.
Achei o curso excelente, aprendi muito e ja estou fazendo o outro de Teologia nota 100
Excelente! Muitíssimo obrigada
Muito bom ☺️
A melhor indicação de curso teológico
Muito proveitoso obrigado por essa oportunidade
Eu sempre quis fazer esse curso, mas não tinha condições para fazer o curso
excelente curso, obrigada pela oportunidade.
E bom
Achei o curso excelente, aprendi muito e ja estou fazendo o outro de Teologia nota 100
Está ótimo o estudo.
Excelente! Muitíssimo obrigada
O curso foi de suma importância na minha vida! Pra mim foi um aprendizado especial
Muito bom ☺️