ANTEPROJETO
Após as informações obtidas na etapa anterior, o profissional tem embasamento para elaborar o anteprojeto. Este nada mais é do que a apresentação das distribuições dos elementos vegetais e arquitetônicos na área a ser ajardinada, em escala adequada, sob a forma de desenhos e cortes esquemáticos.
São os passos básicos:
- Estabelecimento e caracterização das ligações do jardim;
- Determinação das entradas;
- Estabelecimento do sistema de circulação no jardim e elementos que o compõem;
- Marcação das áreas destinadas às massas de vegetação no jardim;
- Previsão dos locais das construções e das obras de arte.
Por isso, no anteprojeto os seguintes itens deverão ser definidos:
▪ Distribuição Espacial
Consiste na divisão da área total em espaços menores de acordo com os tipos de uso. Isso permite formar vários ambientes localizados de forma estratégica tendo em vista os tipos de lazer:
* Lazer contemplativo: são construídos de modo a provocar admiração e alguns ambientes são isolados para se ter silêncio. Além da visão, o olfato e o tato também devem ser provocados. Este tipo de lazer impõe respeito pelo uso do espaço, pois promove repouso mental, bem-estar e paz interior.
* Lazer recreativo: este tipo faz uso da terapia ocupacional de crianças, de adultos e de idosos. Suas áreas devem estar estrategicamente localizadas de modo a não intervir nas demais área de lazer. Por exemplo, no caso de crianças o profissional pode projetar playgrounds. Para idosos, é viável pensar em mesas e bancos fixos para jogos de xadrez, dominó, baralho, entre outros.
* Lazer esportivo: é voltado para os benefícios da saúde física e mental dos usuários. São projetados campos de futebol, piscinas, quadras poliesportivas, pistas de cooper, áreas para ginástica, entre outros.
* Lazer cultural: são as áreas planejadas para manifestações culturais, seja de poetas, cantores, compositores, músicos ou de amadores. Anfiteatros, teatros de arena e coretos podem ser construídos.
* Lazer aquisitivo: este tipo de lazer está relacionado à recompensa psicológica positiva. Esta pode vir da aquisição de determinados produtos, ou seja, tem a ver com o poder de compra, o orgulho e o conforto que se tem quando se pode comprar algo. Há dois tipos: lazer aquisitivo gastronômico (áreas planejadas com restaurantes, lanchonetes, trailers de sanduíches, locais para carrinhos de sorvetes, de pipoca, de lanches e de comidas típicas) e lazer aquisitivo pessoal (são áreas em que os frequentadores podem comprar objetos de uso pessoal ou doméstico).
▪ Elementos Naturais
Os elementos naturais já existentes devem ser preservados ao máximo de forma com que eles sejam aproveitados e incorporados ao projeto. Eles podem ser:
- Recursos hídricos;
- Formações rochosas;
- Flora nativa;
- Edificações incorporadas ao patrimônio histórico.
▪ Parte Hidráulica e Elétrica
Envolve a água necessária à irrigação das plantas e, também, a de destinação do esgoto, das fontes e espelhos d’água, que devem ser esboçadas.
A parte elétrica se refere à iluminação baixa e alta, aos pontos de tomada, de interruptores e demais itens relacionados.
▪ Análise do Anteprojeto
Após o término do anteprojeto, este deve ser analisado minuciosamente junto a outros profissionais envolvidos. Depois disso é que se deve enviá-lo para aprovação.
Este artigo pertence ao Curso de Paisagismo e Plantas Ornamentais
Faça o Curso completo grátis!!