Aparência Pessoal e comportamento social
Apresentação pessoal é como você retrata e se apresenta para outras pessoas. Ele inclui como você olha, o que você diz, e o que você faz, e é tudo sobre marketing você, a marca que é você.
O que os outros veem e ouvem de você influenciará sua opinião sobre você. Boa apresentação pessoal é, portanto, sobre sempre mostrar-se na melhor luz possível.
Todos sabemos que você só tem uma chance de causar uma primeira impressão. A maioria de nós provavelmente também está ciente de que leva muito tempo para desfazer essa primeira impressão — e que, se for negativa, talvez nunca tenhamos a chance de fazê-lo. Este capítulo explica algumas das habilidades envolvidas em fazer uma boa primeira impressão — e, em seguida, continuar a impressionar ao longo do tempo.
Entendendo a apresentação pessoal
Isso inclui tanto em situações cotidianas quanto quando sob pressão, por exemplo, em entrevistas de emprego. É melhor pensar como uma forma de comunicação, porque sempre envolve pelo menos duas pessoas — a pessoa que se apresenta (você) e a pessoa que vê e ouve você.
A apresentação pessoal é sobre o que outras pessoas veem e ouvem nas outras. Inclui como você olha, o que você diz, e o que você faz. Portanto, requer uma ampla gama de habilidades, desde melhorar sua aparência pessoal até suas habilidades de comunicação.
No entanto, todos esses aspectos começam de um lugar: você.
Para se apresentar bem e confiantemente, você precisa acreditar em si mesmo — ou pelo menos, ser capaz de agir como se o fizesse.
As pessoas que se apresentarem como confiantes serão percebidas como tal por outros.
Há também muitas evidências de que uma vez que começamos a agir como se estivéssemos confiantes, geralmente nos sentimos mais confiantes também.
Confiança — mas não arrogância — é uma característica muito atraente. Ter uma crença justificada em si mesmo e em suas habilidades ajuda outras pessoas a serem confiantes em você também.
Uma boa apresentação pessoal, portanto, requer boa autoestima e autoconfiança. Isso significa que você tem que aprender sobre si mesmo, e entender e aceitar quem você é, tanto seus positivos quanto seus negativos, e estar confortável consigo mesmo. Isso não significa, no entanto, que você acredite que não há nada que você possa melhorar — mas que você está confiante em sua capacidade de alcançar e sabe como superar suas falhas.
Paradoxalmente, portanto, a apresentação pessoal não é realmente sobre ser autoconsciente ou excessivamente preocupado com o que os outros pensam sobre você. As pessoas que se apresentam bem geralmente o fazem porque acreditam em si mesmas, e não porque estão preocupadas com o que os outros pensam. Esses conceitos estão intimamente relacionados com o Empoderamento Pessoal.
Apresentação pessoal é sobre transmitir sinais apropriados para a situação e para os demais envolvidos.
Pessoas que não têm autoestima e confiança podem não transmitir sua mensagem de forma eficaz ou plena, utilizando suas habilidades e habilidades por causa da maneira como se apresentam. No entanto, ao melhorar suas habilidades de comunicação e reduzir barreiras à compreensão, você também pode melhorar sua autoestima e confiança.
Áreas de Apresentação Pessoal
Melhorar a apresentação pessoal, portanto, requer uma visão de várias áreas diferentes.
- Autoestima e autoconfiança
Autoestima e autoconfiança estão intimamente relacionadas, mas não exatamente a mesma coisa. Autoestima é como você vê e se valoriza. Autoconfiança é acreditar ou ter fé em sua habilidade, em vez de si mesmo como pessoa.
Nem autoestima nem autoconfiança são estáticas. Elas variam como resultado de inúmeros fatores, incluindo diferentes situações e a presença de diferentes pessoas, níveis de estresse pessoal e o nível de mudança. Baixos níveis de autoestima são frequentemente associados a baixos níveis de confiança, mas aqueles com boa autoestima também podem sofrer de baixa confiança.
Para melhorar sua autoestima e autoconfiança, gaste tempo pensando em como você se valoriza. Lembre-se do que há de bom em você, e aprenda a gerenciar os altos e baixos da autoestima. Em particular, tente evitar ser afetado demais pelas opiniões dos outros sobre você.
Também vale a pena praticar parecendo confiante mesmo quando você não está, porque aqueles que parecem confiantes não são apenas percebidos como confiantes, mas muitas vezes realmente se tornam mais confiantes.
- Aparência Pessoal e Comunicação Não Verbal
Por mais que odiemos a ideia de que as aparências importam, este é um fator importante na apresentação pessoal. Quer você goste ou não, outros farão julgamentos sobre você com base em sua aparência, o que inclui como você se veste e seus acessórios. Portanto, vale a pena ter tempo para pensar sobre quais mensagens você está enviando para os outros da maneira que você se veste.
- Comunicação Verbal e Fala Eficaz
O que você diz e como diz são aspectos importantes de como você é percebido pelos outros.
Comunicação verbal é tudo sobre as palavras que você escolhe. Aqueles que são bons em comunicação verbal entendem o impacto de sua escolha particular de palavras e escolhem as palavras certas para a situação e o público. Eles são hábeis em passar sua mensagem para os outros e garantir que ela tenha sido recebida.
Bons comunicadores também usam suas vozes efetivamente para transmitir seus sentimentos, e para influenciar seu público. Sua voz diz muito sobre você e aprender a usá-la de forma mais eficaz tem muitos benefícios. Há uma série de aspectos em sua voz, incluindo sotaque, tom, tom e volume. Algumas delas são mais fáceis de mudar do que outras, mas vale a pena pensar em como cada um deles afeta seu público, para que você possa aprender a usar sua voz de forma mais eficaz.
- Comportamento
Como você se comporta, e não apenas como você fala, vai deixar uma forte impressão nos outros.
Por exemplo, se você está habitualmente atrasado, você pode dar a outras pessoas a impressão de que você não valoriza seu tempo. As habilidades de gerenciamento de tempo bom podem, portanto, ser úteis para dar a impressão certa — além de permitir que você trabalhe de forma mais eficiente.
É quase certamente impossível superestimar a importância da apresentação pessoal, especialmente na criação de uma boa primeira impressão, mas também em dar uma visão de longo prazo de si mesmo.
Melhorar algumas habilidades de comunicação bastante básicas e aumentar sua autoconsciência melhorará sua capacidade de se apresentar bem. Saber que você é mais propenso a dizer e fazer as coisas certas, e olhar o papel, ajudará a aumentar sua confiança. Tudo isso, por sua vez, ajudará a garantir que você dê a impressão certa.
Este artigo pertence ao Curso de Secretariado
Faça o Curso completo grátis!!