APLICABILIDADE DAS HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Piaget (2002) sugere períodos distintos para o desenvolvimento:
▪ Sensório motor;
▪ Pré-operatório;
▪ Operatório concreto;
▪ Período formal.
O autor conecta o desenvolvimento à interação contínua com o meio físico e social, o que possibilita uma constante adaptação da realidade externa à interna, levando em consideração o desenvolvimento afetivo. À medida que a criança se desenvolve, ocorre uma atuação maior, por parte dela, na realidade. E isso é favorecido desde que haja uma ampliação de sua capacidade de representação e de interação. Nesse sentido, a Função Simbólica é essencial para a construção progressiva da inteligência, pois proporciona relações dos procedimentos didáticos com suas necessidades internas.
Embora exista diferentes reflexões sobre a origem da Literatura Infantil, é certo que todas apontam para a compreensão atual do significado da leitura para a aprendizagem do sistema que capacita as crianças a ler e escrever. Os contos e histórias disseminados nas práticas sociais e como instrumentos didáticos utilizam a linguagem do inconsciente. As histórias utilizam a linguagem simbólica como parte do desenvolvimento humano, que é a Função Simbólica. Esta atua diretamente na criança, que forma em sua mente imagens que irão dialogar com personagens que surgem nas histórias. É a partir dela que a criança entende a linguagem dos símbolos que estão contidas nas histórias. O tom lúdico é essencial para a compreensão do mundo.
Segundo Fernandes (2003), a literatura infantil funciona como um jogo em torno da linguagem e pode suscitar prazer e emoções, além do divertimento. Não é por acaso que o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) aponta a importância das situações de leitura para o domínio da linguagem. O livro é fonte inesgotável de formação e conhecimento.
Confira no quadro a seguir como o educador pode aplicar a leitura conectada a atividades tendo em vista alguns objetivos básicos para o desenvolvimento da criança:
Os Benefícios da Literatura Infantil
Ainda que atualmente as crianças estejam cada vez mais envolvidas com a televisão, Internet, Netflix, entre outros recursos, é ideal manter a leitura como uma atividade na Educação Infantil para estimular o imaginário. Os principais benefícios de contar histórias e incentivar a leitura são:
▪ Ajuda na compreensão dos sentimentos: os medos, as angústias, as alegrias, entre outros sentimentos, são muito confusos na infância. As narrativas podem ajudar a explicar às crianças cada sentimento de maneira literal.
▪ Prepara as crianças para os processos de transição: como as passagens de um ciclo para o outro são muito rápidas na infância, criar uma história que narra a trajetória da criança ajuda a entender o que já passou e até mesmo a prever o que vai acontecer num futuro próximo. Assim, o pequeno se prepara para as mudanças que irá enfrentar.
▪ Estimula o desenvolvimento cognitivo das crianças: ao construir cenários a partir das narrativas, a criatividade das crianças é estimulada. Questões de tempo e espaço, comparações, raciocínio e pensamento são trabalhadas com as histórias e isso é essencial para o desenvolvimento de funções cognitivas.
A concentração e a atenção também são desenvolvidas, uma vez que a criança precisa se atentar ao desenrolar da história para não perder nenhuma parte.
Com base nas questões mencionadas anteriormente sobre as categorias/fases do desenvolvimento psicológico da criança, pais e educadores podem seguir o seguinte passo a passo para aplicar a narrativa na Educação Infantil:
▪ Escolha da história: ela deve ser interessante não apenas para a criança, mas também para quem vai narrar a história, pois isso vai facilitar a locução que envolverá o ouvinte. Vale lembrar que se a criança ainda for muito jovem (até uns 3 anos) é importante escolher histórias com trechos e detalhes que se repetem, retomando o ponto central da narrativa, para ajudar na compreensão.
▪ Conhecer a história previamente: se o contador se confundir durante a narrativa, uma confusão será criada na cabeça da criança também. Ler os textos previamente ajuda a identificar os pontos altos que poderão intervir na entonação. Além disso, caso o contador conheça a história, ele pode adaptar a linguagem para diferentes faixas etárias.
▪ Trabalhar a entonação das histórias: além dos pontos altos mencionados acima, é importante treinar a mudança de voz de um personagem para outro, bem como a lentidão ou rapidez de determinadas passagens do texto.
Características de Uma Boa Obra para Crianças
▪ Deve suscitar a imaginação.
▪ É importante conter dramatismo e movimentação. Por isso, as melhores obras infantis são aquelas em que surgem fatos novos e interessantes a todo momento.
▪ Principalmente para crianças mais novas, é relevante que o final seja feliz.
▪ A escolha deve ser atenta à boa técnica de desenvolvimento. Se o autor faz descrições muito longas, ele interrompe o desenvolvimento da narrativa.
▪ Enquanto que para os adultos o que importa nos contos infantis é a sua finalidade, para a criança o que mais lhe prende é o caminho. Afinal, se ela percebe que ali há uma forma de educação, isso irá impedir sua capacidade imaginativa, gerando repugnância.
Como Prender a Atenção das Crianças
▪ Envolver as crianças pedindo que elas repitam frases marcantes.
▪ Emitir sons que são narrados na história, como bater à porta, imitar o barulho do vento, fazer barulhos de animais e cantar músicas.
▪ Incentivar a turma para fazer gestos e provocar movimentos de acordo com a passagem da história como, por exemplo, imitar um leão feroz com garras ou um sapo pulando.
▪ Causar suspense fazendo pausas e perguntando às crianças o que elas acham que vai acontecer.
▪ Recontar as histórias preferidas da turma fazendo perguntas como "qual a parte que mais gostaram?", "de quem vocês mais gostam?", "de que não gostam?" e "o que aconteceu com tal personagem?".