Área do Aluno


ou



Aromoterapia e Cromoterapia

Alguns materiais são utilizados para a realização da massoterapia, e isso foi debatido no capítulo que trazia informações acerca desses elementos.

No entanto, é possível agregar ainda mais conforto para o paciente e isso pode ser feito através do uso de técnicas externas e não necessariamente atreladas de forma direta ao ato de fazer massagens.

Aromaterapia

Aromaterapia é definida como uma pseudociência baseada na utilização de óleos essenciais e outro tipo de fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa. Esta prática pode ser realizada como terapia complementar ou também, de forma controversa, como medicina alternativa.

Sabe-se que o olfato é um dos sentidos essenciais para o ser humano. Ele não possui somente a função de nos trazer boas lembranças, como aquele cheiro de café fresco na casa dos seus avós na infância, ou um perfume que remete a um antigo amor, ele também pode possibilitar o relaxamento caso seja corretamente estimulado.

Também pode- se lembrar que o olfato mantém o ser humano seguro, um exemplo claro disso é passar por uma experiência de sentir cheiro de gás ou de combustível e checar se não tinha nada escapando. Se não fosse o olfato muitos acidentes desse tipo não iriam conseguir ser evitados.

No caso da aromaterapia, também é por meio do cheiro que o tratamento ocorre. Essa é uma técnica que surgiu em antigas civilizações como Egito, China, Índia, Grécia e Roma, que já usavam os óleos e incensos em busca de suas propriedades espirituais e curativas.

Velas e óleos essenciais são grandes exemplos que fundamentam a técnica.

Imagem Interna

  • Os óleos essenciais

Um óleo essencial é um líquido hidrófobo que contém compostos químicos voláteis (são facilmente evaporados em temperaturas ambiente) obtidos a partir de plantas. São também denominados óleos voláteis, óleos etéreos ou denominados em função da planta da qual são extraídos, como o óleo de citronela.

Os óleos essenciais apresentam benefícios que vão além do seu aroma agradável. São substâncias encontradas e extraídas de plantas aromáticas ricas em compostos que melhoram o bem-estar. Ainda, apresentam efeitos que amenizam sintomas de doenças, desconfortos do corpo e ajudam no equilíbrio emocional.

Algumas funções desse tipo de óleo envolve:

  • Ação adstringente (óleo essencial de alecrim, hortelã pimenta e limão siciliano, por exemplo);
  • Ação analgésica e anestésica (Óleos essenciais de canela folha e lavanda francesa, por exemplo);
  • Ação ansiolítica e antidepressiva (Óleos essenciais de laranja doce e cravo folha, por exemplo);
  • Ação antiespasmódica (Óleos essenciais de canela casca, por exemplo);
  • Ação anti inflamatória e antisséptica (Óleos essenciais de gengibre e eucalipto glóbulos);
  • Ação aperiente (Óleos essenciais de anis estrelado e de laranja);
  • Ação béquica (Óleo essencial de olíbano, por exemplo);
  • Ação calmante (Óleo essencial de lavanda francesa e manjerona).

Além dessas acima, os diversos tipos de óleos especiais podem possuir outros tipos de mecanismo de ação que causam diversas outras propriedades terapêuticas.

Paralelo a isso, a utilização de um óleo qualquer pode deixar de agregar mais benefícios à técnica de massagem.

O uso desses óleos pode ser através da inalação, que deve ser introduzido aos poucos e dosado através do aromatizador e evaporador. Ou também pode ser aplicado diretamente na pele como foi dito anteriormente.

Assim como qualquer tratamento natural, esse também tem contraindicações. Alguns óleos podem acelerar a função cardíaca devido ao seu efeito no sistema circulatório. Sendo assim, busque orientação médica se você faz parte dos grupos a seguir:

  • Problemas respiratórios;
  • Alergias;
  • Problemas cardíacos;
  • Gestantes (Pode ser usado com orientação);
  • Crianças ou bebês (Pode ser usado com orientação).

Velas

Os óleos essenciais podem ser vaporizados ou passados na pele, possuindo benefícios nas duas modalidades. Já as velas aromáticas possuem a vantagem apenas quando inaladas. A fragrância das velas perfumadas vai muito além do cheiro agradável que fica no ar para harmonizar o ambiente. Os benefícios das chamadas velas aromatizadas podem ajudar na saúde mental e bem-estar.

Atrelar isso à massoterapia causará muito mais conforto, relaxamento e satisfação ao cliente, agregando muito mais valor a sua técnica.

Observe alguns tipos de velas que pode ser utilizada:

  • Vela de Jasmim: Aromas florais como o jasmim têm sido usados nos rituais tradicionais de aromaterapia há séculos. Essa é uma ótima opção para quando a pessoa se sentir ansiosa.
  • Baunilha: O aroma suave de baunilha provoca relaxamento, isso ocorre pois ele tem um grande efeito no humor. Um estudo publicado no Jornal de Oxford descobriu que a baunilha é naturalmente animadora e relaxante.
  • Pinho e cedro: Passear por uma floresta de pinheiros irá te deixar muito mais calmo. Portanto, os aromas florestais como pinho e cedro podem ajudar nisso, reduzindo o estresse e promovendo sentimentos de maior bem-estar, mesmo vindos de velas perfumadas.
  • Lavanda: O aroma de lavanda pode diminuir a frequência cardíaca e ajudar a tranquilizar a mente, e é por isso que muitas pessoas se perfumam com ela antes de dormir.

Cromoterapia

A cromoterapia, por outro lado, é uma terapia complementar em que são utilizadas cores básicas como vermelho, laranja, amarelo, verde, azul ou violeta, por exemplo, para auxiliar no tratamento de certas doenças, como febre, insônia ou apenas para induzir um bom relaxamento.

Agregar ela com a massoterapia é um ótimo avanço para quem quer trazer qualidade e bem-estar aos clientes.

Na cromoterapia, cada cor possui vibrações, frequências eletromagnéticas e propriedades terapêuticas específicas, que ajudam a pessoa a conhecer e explorar o seu interior, influenciando o sistema nervoso.

Na cromoterapia, cada cor possui um significado e função, acompanhe as informações sobre isso abaixo:

- Azul: É uma cor calmante. Ela reduz a ansiedade, o estresse, elimina a dor e induz ocorpo ao relaxamento e à sonolência. 

- Índigo: Essa cor se assemelha ao azul, só que em um tom mais escuro e fechado. Ele equilibra as energias, aprimora a intuição e purifica ambientes.


-  Roxo: Essa cor remete à espiritualidade, também pode regenerar o sistema nervoso, reduz medos e angústias e traz estabilidade no equilíbrio da consciência. Utilizar o roxo em ambientes de atividades que provoquem o relaxamento é muito indicado.

 

-  Vermelho: O vermelho é uma cor quente com propriedades estimulantes que é capaz de ativar e energizar os órgãos e todos os 5 sentidos (audição, tato, visão, paladar e olfato). Paralelo a isso, a cor vermelha estimula o sistema nervoso central, podendo ajudar a reduzir a fadiga, o desânimo diário e o cansaço, por outro lado ele aumenta a motivação e disposição.


- Verde: Esta cor está associada à paz, natureza, saúde e abundância, ao ser utilizada ela equilibra corpo e mente. Por auxiliar na imunidade e ter propriedades analgésicas, ela é considerada a cor da cura e por isso é bastante utilizada no tratamento de doenças, inclusive, podendo ser utilizada em ambientes hospitalares. Contudo, por ser fatigante, seu uso em excesso pode favorecer a depressão. Sendo assim, manter a cautela é o mais indicado!

 


-  Amarelo: Essa é a cor que representa a energia. O amarelo é uma cor que ajuda a energizar e tonificar os músculos, ativar os gânglios linfáticos e melhorar o sistema digestivo, acelerando a digestão por estimular os intestinos, pâncreas e os fluidos digestivos. Também desperta esperança em doentes que desistiram da cura, fortalece os olhos e os ouvidos.

 


A utilização da cromoterapia e aromaterapia em momentos de massagens terapêuticas é muito indicado para quem quer oferecer um serviço completo e de qualidade, sendo muito proveitoso para o relaxamento e solução dos problemas do paciente.







Este artigo pertence ao Curso de Básico de Massoterapia

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados