As políticas de RH - Curso Grátis

Podemos dizer que o setor de recursos humanos é o coração da empresa, é a partir dele que são elaboradas práticas e estratégias, para que a empresa como um todo, alcance seus objetivos.

Toda organização, independente do seu tamanho precisa de um setor de RH bem estruturado, assim como também precisa de políticas internas, afim de manter uma organização geral, e garantir um bom planejamento de negócio.

As políticas internas da empresa, vão muito além das práticas previstas por lei, são normas que regem a organização, e que dão um norte para os colaboradores. Deixa-os saber quais os objetivos da empresa, e de que forma pretende atingi-los.

A grande maioria das empresas já possui uma base, por mais que muitas vezes não bem estruturada, mas tem noção das regras que pretende praticar dentro dela, no entanto, se você começar a trabalhar em uma empresa onde as regras ainda não foram estabelecidas, ou não estão alinhadas com os objetivos da empresa, vamos aprender aqui como construir políticas de RH que supram todas as necessidades da empresa.

Seja qual for o objetivo da empresa, as regras devem sempre ser pautadas no senso de justiça. Deve-se sempre garantir que todos os colaboradores se sintam respeitados, que as regras internas não firam seus ideais e crenças. Não se pode criar uma política empresarial que se baseie em estigmas religiosos, por exemplo, e esperar que todos os funcionários sigam as regras abertamente.

É preciso criar regras que unam as pessoas, que todas elas sintam que estão fazendo juntos algo maior, que apesar de cada um trabalhar a seu modo, todos colaboram para um objetivo central, e principalmente, que todos, com as suas mais variadas diferenças e individualidades, se sintam respeitados e pertencentes ao grupo.

Outro ponto a se levar em consideração ao aplicar políticas de RH, é fazê-las de forma que estejam sempre alinhadas às expectativas da empresa. Alinhar a expectativa com a realidade em todos os aspectos, sejam eles de necessidade de mão de obra, aperfeiçoamento dos trabalhadores, crescimento da empresa, salários compatíveis, horas trabalhadas, níveis de produção, e assim por diante.

As políticas servem basicamente para padronização dos processos empresariais, são um conjunto de regras internas que direcionam os colaboradores aos objetivos propostos pela empresa.

Além das políticas gerais da empresa, ainda podem existir regras específicas para cada setor, no entanto, todos eles devem estar alinhados num propósito comum, deve haver sempre uma cultura organizacional como base para todos.

As políticas servem não só para instruir os colaboradores a exercerem corretamente suas funções, servem também para que saibam de forma clara o que a empresa espera deles, e como devem agir.

As políticas da empresa levam o nome de políticas de RH, e são feitas justamente pelo setor de recursos humanos, para garantir que será feito por pessoas capacitadas, que visem sempre o lado humano, e que entendam e reconheçam a importância de cada pessoa na empresa.

Não se trata apenas de regras a serem seguidas, trata-se de políticas de valorização, com base na empatia, que objetivam crescimento mútuo, com respeito as individualidades e promoção de inclusão.

Este artigo pertence ao Curso de Administração de RH