ASPECTOS ESTÉTICOS DA REDAÇÃO EMPRESARIAL II
Ata
Histórico ou relato de uma sessão ou reunião para tomada de decisões e/ou providências. Documento de registro padronizado com linguagem formal usada por órgãos públicos e instituições privadas. Normas a serem observadas:
lavrar, em livro próprio ou folhas soltas, de tal modo que impossibilite a introdução de modificações
sintetizar, de maneira clara e precisa, as ocorrências verificadas
texto digitado ou manuscrito, sem rasuras
o texto será compacto, sem parágrafos ou com parágrafos numerados, sem uso de alíneas
na ata do dia, são consignadas as retificações feitas à anterior
nos casos de erros constatados no momento de redigi-la, emprega-se a partícula corretiva “digo”
quando o erro for notado após a redação de toda a ata, recorrer à expressão “em tempo”, colocada após todo o escrito, seguindo-se o texto emendado
números são grafados por extenso
Bilhete
O bilhete é o gênero aplicado para comunicações breves, mas vem sendo, gradualmente, substituído pelo e-mail. Mesmo que de tamanho reduzido, o bilhete precisa seguir o padrão culto da língua, pois pode ter valor de comprovante, além de simples recado para alguém. Por vezes, o bilhete carrega código de barras ou tarja magnética para armazenar dados.
Entre os exemplos deste gênero textual, temos os bilhetes de loteria, escolas, ingresso, rodoviário e ferroviário.
Correio eletrônico ou e-mail
O e-mail vem se tornando a principal forma de comunicação para transmissão de documentos, inclusive por sua facilidade e baixo custo. Flexível, não exige formas rígidas para sua estrutura, mas ainda assim é necessário evitar uso de linguagem incompatível para comunicação empresarial.
Falando em estrutura, começamos o e-mail pelo assunto, cujo campo deve ser preenchido para facilitar a organização documental do destinatário e remetente. Na maior parte das vezes, o e-mail carrega documentos em anexo, preferencialmente, no formato Rich Text. A mensagem, por sua vez, trazem informações mínimas sobre o conteúdo deste documento.
Um recurso importante e que, portanto, deve ser usado sempre que possível é a confirmação de leitura. Se o editor não permitir, peça a confirmação de recebimento no próprio corpo do texto. Ok, não existem estruturas rígidas para o e-mail, no entanto, para que este tenha valor documental, a legislação exige certificação digital para que seja aceito como documento original. A certificação atesta, assim, a identidade do remetente dentro do estabelecido por lei.
Apostila
Aditamento que se faz a um documento com os objetivos da retificação, atualização, esclarecimento ou fixação de vantagens, evitando a expedição de um novo título ou documento.
Comunicado
Modalidade usada para tornar um determinado fato público.
Este artigo pertence ao Curso de Redação de Documentos Oficiais
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