Aspectos Humanos em Gerenciamento de Projetos
O gerente de projeto atua como o capitão de um navio que tem todas as autoridades e é responsável por fazer com que o navio chegue à costa com segurança no tempo ou o projeto concluído com todo o seu escopo no prazo adequado e dentro dos limites de custo. Seu papel é integrar vários recursos (incluindo materiais, equipamentos e pessoas) para atingir o(s) objetivo(s).
O gerente de projeto tem que desempenhar vários papéis durante seu mandato. As funções de um gerente de projeto são:
- Empreendedor: O gerente do projeto pode não ser o próprio proprietário ou empreendedor, mas deve desempenhar o papel de empreendedor. Ele é responsável pela aquisição de fundos, instalações e pessoas para o projeto. Ele é responsável pelo fracasso e ganha todos os créditos na situação de sucesso. O sucesso de qualquer projeto depende principalmente desse empreendedor.
- Tomador de decisão: O gerente do projeto é o responsável pela alocação de recursos, definindo o escopo do projeto, gerenciando o custo e os cronogramas conforme os planos. Ele está controlando o projeto para manter os cronogramas e custos do projeto e diminuir as fontes de desvios.
- Comunicador: O gerente de projeto é o ponto central de todas as comunicações em um projeto. Ele age como um hub de comunicação ou um servidor. Ele coleta várias informações e as processa. Ele também é responsável por comunicar os métodos, metas para vários membros da equipe do projeto. Ele também lidera as reuniões de revisão.
- Agentes de mudança: O gerente de projeto traz as mudanças e tenta reduzir as forças opostas desenvolvidas devido ao processo de mudança. Todas as mudanças trazem forças de oposição e são muito altas, especialmente em projetos, pois geralmente visam mudanças radicais.
- Motivador: Nenhuma expedição é completada com sucesso sem tripulantes comprometidos e motivados. O capitão do navio ou gerente de projeto é responsável por criar o nível de motivação dos membros de sua equipe e mantê-lo nos altos e baixos. Um projeto também passa por situações em que está escuro como a lua azul e nenhum sucesso é visualizado. Há momentos em que o O principal papel do gerente de projeto é trazer de volta a confiança dos membros da equipe no projeto. Ele deve manter o entusiasmo e entusiasmo de suas equipes.
Existem basicamente dois tipos de motivação:
- A que estimula as pessoas a fazer o trabalho
- Que evitam a fadiga da força de trabalho
- A que faz com que eles se sintam significativos para o projeto
- A que faz com que eles sintam que o trabalho será útil para impulsionar sua carreira
- A que não os deixa confusos e inseguros
- A que remove o desequilíbrio entre recompensas percebidas e recebidas.
O risco é uma característica inerente a qualquer projeto. O gerente de projeto bem-sucedido prevê o risco ou variações e planeja a rota para enfrentar os possíveis desvios. Nas situações em que o inesperado não é visto e ocorre, então o gerente de projeto conduz a equipe a enfrentar o problema como bombeiro.
Por exemplo, o gerente de projeto deve prever um aumento nos preços do aço que estará lá por um curto período e acumular o aço antecipadamente. Mas se por causa de greve de transporte ou algum outro motivo ocorrer falta de aço, então ele deve planejar para que o cronograma do projeto não sofra por causa da greve.
Ele pode optar por adquirir aço de outro local ou projeto e, caso não seja possível, deve replantar o cronograma de trabalho e concluir os demais trabalhos restantes sem aço para o período em que houver greve.
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