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Aspectos que Envolvem uma Educação de Qualidade

  • A necessidade de recorrer a uma perspectiva emergente de alfabetização para o desenvolvimento de habilidades iniciais de alfabetização, incluindo atenção ao valor de brincadeiras sociodramáticas/de faz de conta, leitura compartilhada de livros e escrita emergente como caminhos para a alfabetização.
  • A necessidade de as crianças estabelecerem um vocabulário acadêmico forte desde cedo, incluindo atenção às categorias conceituais e palavras de conexão.
  • A necessidade de incorporar uma estrutura de alfabetização equilibrada baseada em pesquisa, onde a atenção apropriada seja dada às habilidades e estratégias de ordem superior e inferior em contextos significativos e de acordo com o estágio de desenvolvimento e as necessidades das crianças.
  • A necessidade de especificar os componentes da linguagem que estão associados ao desenvolvimento dos processos fonológicos das crianças (consciência fonêmica, decodificação) e aqueles que são importantes para a compreensão, reconhecendo que estes últimos precisam ser desenvolvidos desde o início, embora sejam menos fundamentais para o sucesso na leitura de palavras.
  • A necessidade de esclarecer a relação entre o conhecimento prévio, o conhecimento do vocabulário e o desenvolvimento da leitura.
  • A necessidade de fornecer uma forte fundamentação para a abordagem do processo de escrita, alcançando um equilíbrio adequado entre processo e produto.
  • A necessidade de fornecer uma estrutura para o ensino de estratégias de compreensão de leitura, que inclua atenção ao uso flexível de estratégias e conhecimento condicional relevante (metacognição) em contextos impressos e digitais.
  • A necessidade de incluir a motivação e o engajamento como aspectos-chave do desenvolvimento da alfabetização.
  • A necessidade de desenvolver disposições positivas para a alfabetização desde o início.
  • A necessidade de elaborar outros aspectos da alfabetização não totalmente descritos no programa da Escola Primária (por exemplo, leitura dialógica de livros de histórias, o princípio alfabético, fluência de leitura, oficina de escrita, leitura guiada).
  • o desenvolvimento de um sistema pré-escolar abrangente e educadores devidamente preparados
  • perspectivas emergentes sobre o desenvolvimento profissional dos professores ao longo da vida
  • colaboração mais forte entre faculdades e escolas no fornecimento de desenvolvimento profissional
  • modelos baseados em investigação de desenvolvimento profissional de professores
  • o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem profissional nas escolas e um papel aprimorado para o treinamento de professores (feedback) como parte do desenvolvimento profissional.

Além disso, também houve alguns avanços internacionalmente em relação ao desenvolvimento de padrões para desenvolvimento profissional em alfabetização (IRA, 2010; NAEYC, 2009). Estes padrões fornecem diretrizes em relação ao conhecimento do conteúdo e ao conhecimento pedagógico do conteúdo importante para o ensino de alfabetização de alta qualidade.

Dado que uma ênfase fundamental na educação infantil é o reconhecimento da natureza holística da aprendizagem e do desenvolvimento na primeira infância, é importante que as definições de alfabetização adotadas refletem essa compreensão. Como a alfabetização é atualmente conceituada é explorada na seção de abertura desta revisão.



Este artigo pertence ao Curso de Alfabetização Infantil

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