ATENDIMENTO AOS MORADORES E VISITANTES DO CONDOMÍNIO
Essa pode ser considerada a principal função do porteiro de condomínio. A portaria de um edifício residencial é muito importante pois ali é a porta de entrada onde circulam muitas pessoas, entre moradores, prestadores de serviço e visitantes.
Tendo isso em mente, é dever do porteiro controlar essa circulação de pessoas, prezando pela segurança e bem-estar dos moradores acima de qualquer coisa.
No quesito de atendimento aos moradores e visitantes, o porteiro deve estar apto para realizar a comunicação com os condôminos e, a partir da aprovação dos mesmos, liberar a entrada de visitantes.
O procedimento padrão para lidar com uma visita consiste geralmente em pedir identificação do visitante e perguntar a ele quem veio visitar - nome do morador ou número do apartamento. Não é adequado fazer perguntas além dessas, como o motivo da visita, por exemplo.
A partir dessa informação, o porteiro deve interfonar para o morador em questão e avisá-lo da visita. Apenas com a sua confirmação, a entrada do visitante deve ser liberada.
Mesmo que o porteiro reconheça um visitante recorrente, deve primeiro comunicar o morador e sempre pedir a sua autorização.
Quanto aos moradores do local, é importante ressaltar que não é dever do porteiro ajudar com compras, estacionar e manobrar carros, cuidar das crianças ou guardar objetos na portaria, como chaves de casa ou do carro. Qualquer um desses serviços extras pode ser interpretado como acúmulo de função.
Devido à importância do controle de entrada de pessoas no condomínio para a segurança de todos, é recomendado que o porteiro permaneça o maior tempo possível na portaria. Se ele necessitar sair por algum motivo, é recomendado que algum outro funcionário com conhecimento básico das funções assuma o lugar.
Em alguns lugares mais estruturados é comum que o porteiro conte com um auxiliar para situações como essa.
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