Atuação do Pedagogo Hospitalar em Domicílios
De acordo com as diretrizes do MEC, é importante observar os aspectos físicos que se referem as ferramentas que o professor precisará para fornecer uma instrução eficaz em casa, bem como as modificações que devem ser feitas na casa do aluno e no ambiente de aprendizagem antes do retorno do aluno à escola de referência onde ele ou ela se formou ou vai se formar.
Esses recursos (ferramentas de apoio didático-pedagógico) e modificações (remoção de barreiras físicas e arquitetônicas de acesso ao currículo, etc.) devem possibilitar a todos o acesso às mesmas condições de aprendizagem e permanência na escola.
Além disso, as condições clínicas devem ser respeitas, normalmente, elas demandam educação em classes hospitalares ou atendimento pediátrico domiciliar questões de mobilidade, imobilização parcial ou total, imposição de horários de administração de medicamentos, efeitos colaterais de medicamentos específicos, restrições alimentares, procedimentos invasivos, efeitos de dor localizada ou generalizada e mal-estar generalizado resultante de um padrão particular de crescimento do adolescente.
As condições individuais que exigem educação em classes hospitalares ou cuidados pediátricos domiciliares incluem, em particular, a pobreza relativa ou absoluta, a necessidade de terminar suas tarefas ou a necessidade de usar continuamente equipamentos de suporte à vida. Levando em conta essas limitações e condições únicas, o sistema educacional e os serviços de saúde devem concorrer para proporcionar ao docente uma avaliação permanente.
Por isso, é preciso fornecer móveis e/ou equipamentos de sala de aula especialmente projetados para atender às necessidades dos alunos, como cama especial, mesa ajustável, conjunto de vareta e caddie e remoção de obstáculos para facilitar o acesso, em colaboração com a saúde e serviços de assistência social são processos essenciais para a atuação do profissional em domicílios.
Outro fator necessário de ser avaliado quando falamos sobre a adaptação das atividades realizadas pelo pedagogo no ambiente domiciliar, jogos e materiais de apoio educacional disponibilizados aos alunos pelo professor e que possam ser facilmente manuseados e transportados são essenciais para a continuação do processo educacional dos jovens.
Portanto, a oferta de atenção educativa deve ser orientada pelo processo de desenvolvimento e construção do conhecimento associado à educação básica, realizado de forma integrada aos serviços de saúde. O currículo ou as ofertas didático-pedagógicas devem ser flexíveis de forma a favorecer a promoção da saúde e o melhor retorno ou continuidade dos estudos pelos educadores envolvidos.
Este artigo pertence ao Curso de Pedagogia Hospitalar
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