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Auditoria de Conclusão do Projeto

A auditoria é geralmente definida como um exame imparcial e avaliação do processo, documentos ou declarações de uma organização. Pode ser feito internamente (por funcionários da organização) ou externamente (por uma empresa externa). A auditoria do projeto está avaliando o perfil real de um projeto concluído para o que foi desejado e planejado.

A Auditoria de Conclusão do Projeto (ACP) é definida como a avaliação do projeto após o seu término. Os diferentes tipos de PCA são:

  • Auditoria financeira: Todo projeto tem algumas projeções financeiras feitas durante a fase de planejamento e avaliação. A auditoria financeira compara as projeções com o real.
  • Auditoria técnica: Esta auditoria lança luz sobre os outros objetivos do projeto, ou seja, qualidade e escopo. A qualidade real alcançada em produtos e serviços e a qualidade planejada são comparadas nesta auditoria.
  • Auditoria de cronograma: O tempo é outro objetivo importante de qualquer projeto. Um projeto atrasado pode levar a uma enorme perda na forma de custo de oportunidade ou cliente insatisfeito. A auditoria de cronograma visa a comparação do tempo real de competição de um projeto em comparação com o tempo projetado.
  • Auditoria social: Este tipo de auditoria é geralmente aplicável tanto a empreendimentos do setor público quanto a projetos governamentais. Ele tenta determinar o custo social incorrido para o que foi projetado.

Razões para Falha de Projetos

Muitos dos projetos falham e resultam em encerramento antes da conclusão ou criam problemas após a conclusão. Existem várias razões para o fracasso de qualquer projeto.

Existem vários tipos de erros cometidos na fase de planejamento que levam ao fracasso de qualquer projeto. Um custo subestimado pode levar a um déficit nos fluxos de caixa e pode levar ao atraso no projeto que, por sua vez, leva ao fracasso do projeto. Alguns dos principais erros cometidos na fase de planejamento podem levar a problemas na implementação do projeto e podem levar ao fracasso do projeto.

  • Sub definir ou mal definir escopo ou objetivos
  • Subestimação de tempo e custo
  • Planejamento de grandes projetos
  • Seleção de tecnologia imprópria
  • Planejamento de processo defeituoso

Razões Relacionadas à Liderança

  • Função e responsabilidade pouco claras
  • Ambiente de medo
  • Ignorar a realidade
  • Monitoramento e controle inadequados
  • Comunicação inadequada
  • Acompanhamento inadequado
  • Frequência inadequada de relatórios
  • Gestão de mudanças inadequada
  • Desconhecimento dos aspectos sociais

Razões para o término de qualquer projeto    

  • Baixa chance de sucesso técnico ou mercadológico conforme reanálise: Durante a implementação do projeto, alto risco pode ser previsto no sucesso técnico e mercadológico do projeto. Em tal situação, o projeto pode ser encerrado antes de sua conclusão.
  • Baixa rentabilidade ou retorno conforme a expectativa: Ao analisar durante a implementação, a alta direção sente que os retornos esperados do projeto não estão de acordo com sua expectativa. Então, em tal cenário, eles podem ser forçados a abandonar o projeto.
  • Atraso no cronograma de implementação: Às vezes, devido ao atraso na implementação, a equipe às vezes não consegue encontrar solução para algum problema técnico e isso leva ao fracasso do projeto ou ao encerramento do projeto antes que ele tome a forma final.
  • Mudança nas condições de mercado ou aumento da concorrência: as forças do mercado estão mudando muito rapidamente. Pode haver introdução de algum produto substituto durante a implantação, o que pode tornar o produto do projeto pouco atrativo. Ou, às vezes, muitos projetos são vistos no pipeline e, portanto, decidimos descontinuar o projeto devido à provável intensa concorrência.
  • Mudanças nas condições econômicas: O cenário econômico mundial é dinâmico. Aspectos econômicos como taxas de juros, poder de compra, política governamental etc. estão mudando. Durante a implementação do projeto, mudanças nas condições econômicas podem forçar a alta administração a desistir de um projeto em implementação.
  • A alta administração planeja uma oportunidade de investimento melhor: A alta administração pode obter uma oportunidade de investimento mais lucrativa e pode planejar pular o projeto em andamento e redirecionar os recursos para o projeto novo e mais lucrativo.


Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Projetos

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