Entrar/Criar Conta
Monitor escolar: cresça na carreira com autoavaliação e feedback construtivo
O crescimento profissional depende não apenas de cursos e treinamentos, mas também da capacidade de refletir sobre a própria prática. A autoavaliação e o feedback são ferramentas fundamentais para o monitor escolar entender seus pontos fortes, identificar aspectos que precisam ser melhorados e buscar constantemente o aperfeiçoamento.
O que é autoavaliação?
Autoavaliação é o processo de olhar para o próprio trabalho com atenção crítica. Isso significa pensar sobre como tem sido o desempenho nas atividades diárias, como é o relacionamento com colegas e alunos, e se as responsabilidades estão sendo cumpridas com qualidade.
Algumas perguntas que ajudam na autoavaliação:
- Estou cumprindo meus horários com pontualidade?
- Tenho ajudado a manter um ambiente escolar seguro e organizado?
- Como tem sido minha comunicação com os alunos e professores?
- Costumo manter a calma em situações difíceis?
- Tenho buscado aprender e melhorar?
Responder com sinceridade a essas perguntas permite que o monitor conheça melhor a si mesmo e possa evoluir profissionalmente.
O que é feedback?
Feedback é uma avaliação que recebemos de outras pessoas sobre nosso comportamento ou desempenho. Pode vir de colegas, professores, coordenadores ou até dos próprios alunos. O feedback pode ser:
- Positivo: quando destaca algo que está sendo feito corretamente;
- Construtivo: quando aponta algo que precisa ser ajustado ou melhorado, de forma respeitosa.
Receber feedback é uma chance de crescimento. O mais importante é ouvir com atenção, refletir e usar as informações para melhorar o trabalho realizado.
Como aplicar na prática?
Para que a autoavaliação e o feedback façam parte do dia a dia do monitor, algumas atitudes são úteis:
- Reservar um momento da semana para refletir sobre o próprio desempenho;
- Anotar situações que deram certo e aquelas que causaram dificuldades;
- Pedir a opinião de colegas ou superiores com humildade e abertura;
- Agradecer todo feedback recebido, mesmo que ele aponte falhas;
Usar as informações para ajustar comportamentos e buscar novos aprendizados.