A tensão do dia a dia pode prejudicar a saúde, causando dores em regiões sensíveis e tornando qualquer posição extremamente desconfortável. Até mesmo os profissionais da massoterapia devem se atentar às suas necessidades, o indicado é sempre realizar massagens como paciente com um colega de trabalho profissional e confiável, mas na sua ausência pode ser realizadas técnicas de automassagem para não se prejudicar com a indisponibiliade de uma boa massagem feita por outro massoterapeuta.
A prática da automassagem ajuda a relaxar os músculos e como resultado, diminui as dores e as tensões musculares de todo o corpo, além dos sintomas de fadiga. Apesar de ser um tratamento caseiro, utiliza como base técnicas de fricção, amassamento e outras, também já vimos que todo tipo de massagem ativa a circulação sanguínea e com isso uma auto massagem bem aplicada melhora a oxigenação das células do corpo.
Recomendações para a automassagem
É recomendado que você tome um banho quente antes da sessão de automassagem. Outra dica importante é usar óleos vegetais e essenciais para potencializar a ação terapêutica da automassagem e facilitar o relaxamento.
O banho em temperatura mais alta ajuda a relaxar os nervos tensos e renova a energia. Assim, ele influencia na redução do estresse, alívio das dores de cabeça e promove o bem-estar.
Já os óleos vegetais, ou também os óleos essenciais, têm propriedades terapêuticas. Para alguns tratamentos, misturá-los com propriedades complementares é ideal, a partir dos princípios ativos. Além disso sua textura é ótima para a massagem por deslizar bastante.
Técnicas de automassagem para aliviar as dores
Neste subtópico iremos explicar um pouco acerca de 3 técnicas que ajudam a eliminar ou diminuir as dores do cotidiano.
Automassagem cervical
A região cervical a que a automassagem se refere é a zona I e zona II, comumente conhecida como nuca e pescoço. Essa massagem pode ajudar com dores provocadas pela má postura e muito tempo posicionado de uma mesma forma.
Para começar a técnica, posicione o braço direito à frente do peito e deixe a mão na nuca. Em seguida, incline suavemente a cabeça em direção ao ombro oposto e deslize os dedos pela linha (imaginária) entre a base da cabeça e o início do ombro. Repita os movimentos várias vezes e repita o mesmo procedimento de exercício com o braço esquerdo.
Feito isso, é hora de colocar os pulsos na base do pescoço, posteriormente coloque os dedos em ambos os lados da coluna. Massageie os músculos com a palma das mãos, puxe para cima e pressione moderadamente com os dedos. Repita no pescoço e nos ombros.
Com os dedos em formato de pinça, “pince” suavemente em volta da nuca e, em seguida, alongue os músculos da área, enquanto aplica pressão com as palmas das mãos e os dedos, repetindo quantas vezes achar necessário.
Para finalizar, pressione para baixo da base da cabeça até o fim do pescoço.
Automassagem facial
A automassagem facial é uma técnica que busca estimular o tecido dérmico e muscular da pele para manter sua elasticidade e firmeza, além disso, realizar massagens faciais ajuda muito pessoas em crise de rinite e sinusite, as massagens ajudam na desobstrução da área e promovendo uma melhor respiração. Ao mesmo tempo, a automassagem facial mantém o rosto mais relaxado e com viço.
Para essa técnica, é recomendado que você hidrate a pele com um creme ou utilize os óleos vegetais e essenciais anteriormente indicados para que as mãos deslizem melhor. Se preferir, pode realizar os movimentos sentada na frente de um espelho.
Primeiramente deslize os dedos pelo rosto em movimentos retos e circulares, repita o processo 3 vezes, no mínimo. Em seguida, do centro da testa, massageie para fora em direção à têmpora, com a palma da mão, repita e pressione levemente a testa com as mãos.
Por fim, para o contorno dos olhos, bata suavemente com a ponta dos dedos no osso, seguindo o contorno dos olhos, repita algumas vezes.
Automassagem em tornozelos
É muito importante que a automassagem em tornozelos seja aprendida. A rotina de alguém que trabalha muitas horas em pé, como um massoterapeuta, é extremamente cansativa e pode ter consequências. Por outro lado, investir em um momento de automassagem nos tornozelos diariamente pode solucionar os problemas de dores e inchaços nas regiões.
Em primeiro lugar, sente-se em uma cadeira, de forma que seus joelhos fiquem dobrados permitindo também que você alcance seus tornozelos, e descanse as palmas das mãos no chão, concentre-se primeiramente na perna direita. Faça movimentos lentos puxando a pele para cima com as palmas das mãos, dos pés até a altura do joelho.
Repita e faça o mesmo movimento agora com a perna esquerda. Em seguida, faça movimentos circulares com os dedos ao redor da região do tornozelo, no sentido horário. Repita várias vezes e posteriormente faça o mesmo movimento na sentido anti horário.
Depois, com o auxílio dos dedos, faça pequenos movimentos de massagem nos tornozelos, é possível fazer isso nos dois tornozelos ao mesmo tempo e não se esqueça de sempre repetir o processo.
Ao final, segure o tornozelo direito com a mão e pressione levemente o tendão de Aquiles com a ponta dos dedos. Suba e desça a mão desde o calcanhar até o início da perna, na mesma posição. Repita o mesmo com o tornozelo esquerdo.
O segredo para viver uma vida sem dores é corrigir o que faz de errado no dia a dia e sempre buscar um horário para deixar as massagens nessas regiões críticas em dia!
Este artigo pertence ao Curso de Básico de Massoterapia
Baixe nosso App
Estude Offline, com o app poderá baixar o conteúdo.
Instalar
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.