Avaliação de Desempenho do Funcionário

O objetivo principal da avaliação é medir o desempenho de um colaborador ou de uma equipe, no entanto, para garantir bons resultados, é necessário que esta avaliação seja feita constantemente, e não esperar que resultados negativos apareçam para então buscar descobrir o que originou.

As avaliações devem ser feitas e controladas pelo setor de recursos humanos, afim de garantir perguntas assertivas, que irão gerar respostas para as questões necessárias, e assim, conseguir propor um plano de ação eficaz.

Há que se destacar que existe uma diferença entre a avaliação de desempenho e a avaliação de experiência. A primeiro é referente ao desempenho de modo geral, aplicada constantemente para avaliar progressos ou regressos e tentar identificar onde estão ocorrendo falhas e, quais as formas viáveis para consertá-las.

Já a avalição de experiência tem a finalidade de avaliar os funcionários antes de se efetivar o contrato, é nesse momento que o gestor avalia o progresso e integração deste colaborador à equipe, e avalia se o desempenho está dentro do esperado para prosseguir com seu contrato, ou se o desempenho tem sido abaixo da média para assim, fazer o desligamento do mesmo.

Algumas empresas adotam um cronograma diferente em relação a avaliação de experiência. Há empresas que fazem uma avalição aos 30 dias, e outra aos 60, totalizando 90 dias de experiência, sendo que o desligamento pode ser feito em qualquer uma das etapas, por ambas as partes. Já outras estendem o período de experiência até 6 meses, fazendo entre duas a três avaliações durante este período.

Seja qual for a forma de avaliação, experiência ou desempenho, este é um momento em que o funcionário tem a oportunidade de saber como está indo, como seu trabalho está sendo visto e, além de ser reconhecido pelo seu trabalho, saber onde precisa melhorar quando for o caso.

Todas as avaliações são extremamente importantes, e devem ser feitas com frequência, atualmente os trabalhadores não querem esperar um ano inteiro para saber como estão se saindo, querem respostas rápidas e constantes, querem receber e também dar feedbacks. Por isso, esta etapa tem grande relevância no desempenho geral da empresa.

Este artigo pertence ao Curso de Administração de RH