Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

Curso GRÁTIS sem mensalidades, com opção de certificado válido!
MATRICULAR GRÁTIS

Monitor escolar: guia para adaptar brincadeiras e jogos por idade


A brincadeira, além de ser uma forma natural de expressão da criança, é também uma ferramenta de aprendizado. No ambiente escolar, as atividades lúdicas têm papel importante no desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo dos alunos. Por isso, é fundamental que o monitor avalie o impacto dessas atividades no cotidiano das crianças.

Avaliar não significa apenas observar se a atividade foi divertida, mas entender o que ela proporcionou aos participantes.

Por que avaliar as atividades lúdicas?

A avaliação ajuda o monitor a responder perguntas como:

  • A atividade foi adequada à idade dos alunos?
  • As crianças participaram com interesse?
  • Houve aprendizado, cooperação ou melhora no comportamento?
  • A atividade promoveu inclusão?
  • Alguma criança se sentiu excluída ou desconfortável?

Com essas respostas, o monitor pode aperfeiçoar sua atuação e planejar atividades mais eficazes no futuro.

O que observar durante e após a atividade?

A avaliação pode ser feita de forma simples e prática, observando alguns pontos essenciais:

1. Participação ativa:

Verifique se a maioria das crianças participou da atividade com envolvimento. Pouca participação pode indicar que o jogo não foi bem escolhido ou não foi entendido.

2. Interação entre os alunos:

Note se houve cooperação, respeito às regras e convivência saudável. Atividades lúdicas devem fortalecer os vínculos sociais.

3. Reações emocionais:

Observe se as crianças se mostraram felizes, empolgadas ou frustradas. Emoções são sinais importantes sobre como a atividade foi recebida.

4. Compreensão das regras:

Avalie se os alunos conseguiram entender e seguir as regras propostas. Isso mostra se a linguagem foi adequada à faixa etária.

5. Desempenho motor e cognitivo:

Perceba se a atividade estimulou o corpo (movimentos, equilíbrio, coordenação) e a mente (memória, raciocínio, atenção).

Como registrar a avaliação?

A avaliação pode ser feita com anotações simples ao final da atividade. Um caderno ou ficha de observação pode ajudar o monitor a registrar:

  • Data e tipo da atividade;
  • Faixa etária dos participantes;
  • Reações observadas;
  • Pontos positivos;
  • Dificuldades ou ajustes necessários.

Esse registro serve como referência para futuras atividades e mostra o cuidado do monitor com seu trabalho.

Exemplo prático

Atividade: Jogo de roda com música

Observações:

  • Participaram 15 crianças de 5 a 6 anos.
  • A maioria compreendeu as instruções e interagiu bem.
  • Duas crianças mais tímidas precisaram de incentivo.
  • Houve alegria e risadas durante a brincadeira.
  • Foi necessário repetir a explicação das regras.
  • A atividade promoveu integração e movimento corporal.

Com base nessa avaliação, o monitor poderá repetir a atividade, talvez com uma explicação mais visual no início ou com apoio de colegas para estimular os mais tímidos.

Este artigo pertence ao Curso Monitor Escolar

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.

Cursos em Relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.