BEBIDAS

• Chá

O chá é a bebida de eleição dos chineses há milênios. Em tempos idos, era considerado uma das sete coisas indispensáveis na vida de uma família chinesa, a par da lenha, do arroz, do óleo, do sal, do molho e do vinagre, segundo um velho provérbio. Durante a Dinastia Tang, o chá tornou-se sinônimo de sofisticação social e inspirou mesmo poetas, como Lu Tong. No século VIII, deu também o mote a um tratado de três volumes sobre a arte de o beber: Cha Jing (ou O Livro do Chá), da autoria de Lu Yu.

Presença assídua à mesa de intelectuais, alguns imperadores chegaram mesmo a decretar tipos de chá como exclusivos da corte. Durante a Dinastia Tang, o chá serviu também como moeda de troca na compra de cavalos vindos de outros reinos – daí que, nalguns registos históricos, haja uma referência a “feiras de chá e de cavalo”. Hoje em dia, o chá é comum em todas as mesas chinesas seja em casa, seja num restaurante. Entre os chás mais famosos da China estão, segundo o chefe Tam Kwok Fung, o Oolong, o verde da zona de Guangdong, ou o preto de Yunan.

Na tradição chinesa, o chá, tal como outras bebidas, não se deve beber frio. Os chineses acreditam que “baixar a temperatura natural do corpo não é um hábito saudável”.

Este artigo pertence ao Curso de Cozinha Chinesa