Benefícios da Implantação de Políticas de RH

Talvez você já tenha observado diversos benefícios nas descrições acima, sobre os pontos importantes a serem considerados para a elaboração das políticas, no entanto, vamos aproveitar este espaço para comentar alguns outros pontos:

• Aumento da produtividade: funcionários que observam que a empresa é bem estruturada, e de fato segue as regras que aplica, consequentemente trabalha mais motivado. Estando mais motivado, o aumento da produtividade vem como consequência.
  • Manutenção da cultura organizacional: garante que a missão e visão da empresa se tornem uma cultura respeitada e propagada por todos os colaboradores.
  • Melhor retenção de funcionários: como vimos, alguns dos pontos anteriores são fatores de alta competitividade no mercado, gerando funcionários mais engajados com o crescimento da empresa, visando também seu próprio crescimento.
  • Aumento da satisfação: funcionários satisfeitos é o sonho de toda empresa, e isso só pode ser feito através de políticas bem desenhadas, e viáveis dentro da realidade na qual está inserida.
  • Melhorias contínuas: é uma boa estratégia de negócio, possibilita a expansão da empresa, e um constante crescimento e evolução em todos os aspectos.
  • Otimização e gestão de talentos: consegue identificar e usufruir melhor de todos os talentos que possui na empresa. Garante que as qualidades de cada um estejam sendo exploradas ao máximo, proporcionando satisfação mútua.
  • Monitoração de metas e objetivos: permite que a empresa veja claramente se está no caminho certo, quanto foi necessário para chegar onde chegou e traçar sempre novas metas de crescimento, pautado em indicadores reais.

Este artigo pertence ao Curso de Administração de RH