Área do Aluno


ou



Ginastica Laboral e seus benefícios

Até aqui, você já conheceu os conceitos e classificações da ginástica laboral, agora, é chegada a hora de conhecer os seus benefícios.

De antemão, podemos afirmar que tanto os funcionários quanto as empresas podem desfrutar de diversas vantagens em investir nessa prática.

Vejamos nesta sessão alguns dos principais motivos para investir na ginástica laboral no seu local de trabalho:

Previne doenças laborais

A ginástica laboral tem um grande poder preventivo de doenças laborais.

Quando o funcionário entra em um programa de atividades voltadas para esse fim o mesmo pode desfrutar da redução de riscos de adquirir lesões ou doenças decorrentes das atividades laborais.

Complicações comuns como LER, DORT e lombalgias podem ser evitadas, tendo em vista que os exercícios equilibram a carga dos esforços repetitivos em qualquer lugar do corpo.

Dessa forma, o funcionário pode conservar melhor os seus músculos, articulações e tendões.

Geralmente profissionais que desenvolvem muitas atividades em frente ao computador, em especial, os digitadores, sofrem problemas nas mãos e punhos pelo esforço repetitivo.

Inicialmente, a complicação parece algo bobo, contudo, a longo prazo, esses esforços podem ser os causadores da perda dos movimentos das mãos.

Reduz a fadiga

Tendo em vista a melhora na resistência muscular, a ginástica laboral permite que o colaborador tenha uma melhor disposição para executar as tarefas visto a redução da fadiga muscular.

Quando o colaborador se sente menos cansado, toda a equipe ganha, afinal,os funcionários conseguem render por mais tempo, retornando para casa com maior sensação de bem-estar.

Aumenta a produtividade

Uma equipe que produz muito e com qualidade é aquela em que os funcionários se sentem bem fazendo o que fazem.

Não tem outra forma, e é somente com a saúde em dia e um ambiente preparado que é possível transmitir essa sensação de bem-estar.

Para dar um passo a mais na jornada de maior qualidade e produtividade,a ginástica laboral pode ser uma grande aliada.

A prática dessas atividades insere no colaborador uma maior sensação de tranquilidade e disposição.

Um funcionário contente tem a sua criatividade aflorada, se sentindo mais motivado para produzir e trazer novas ideias para o time.

Melhora o clima organizacional

Geralmente, os programas de ginástica laboral são montados para que as atividades sejam realizadas em grupo.

Em uma dinâmica nesse modelo os funcionários podem interagir, se conhecerem melhor e desenvolver laços saudáveis.

Como consequência, o clima organizacional se torna mais agradável e leve, com funcionários que se sentem mais satisfeitos em trabalhar na empresa.

Diminui o absenteísmo

Quando um colaborador falta no dia de trabalho toda equipe é prejudicada e o planejamento de metas se torna uma bagunça, é uma verdadeira dor de cabeça para os empresários!

Hoje, um dos principais motivos de absenteísmo é a saúde do colaborador.

Quando o mesmo sofre alguma lesão, acidente de trabalho ou intercorrência relacionada às suas atividades a empresa se prejudica financeiramente.

Em especial quando se faz necessário realizar a contratação de um funcionário para cobrir o desfalque do time.

Esse não é um cenário terminal e tem sempre uma luz no fim do túnel para reduzir os níveis de absenteísmo.

Investir na ginástica laboral é uma das melhores formas de preparar os funcionários, de forma que os mesmos passem a cuidar melhor da saúde, diminuindo as chances de ficarem doentes.

Consequentemente, menores serão os afastamentos na empresa.

Por que alongar?

Convivendo com cachorros e gatos você já deve ter percebido que esses animais se alongam constantemente.

é algo natural, instintivo, ninguém ensinou esses animais a se alongarem, mas eles sabem que isso é necessário.

Se os animais se alongam você já parou para se perguntar por que você deve se alongar também?

Os seres humanos são constituídos por diferentes estruturas e tecidos, somos compostos por ossos, tendões, músculos, articulações, e muitos órgãos.

Esse conjunto de estruturas precisam ter a compensação da rigidez que os exercícios do dia a dia causam nos músculos.

Nessa realidade, os alongamentos permitem uma maior flexibilidade aos músculos e articulações.

Então, por exemplo, se uma pessoa realiza regularmente uma certa atividade que fortalece alguns grupos musculares, caso não haja o alongamento, ocorre o encurtamento das fibras.

Com isso, os músculos se tornam menos flexíveis, propensos a desgastes e mais dores.

Exercícios que exigem esforços repetitivos como como carregar caixas, mover o braço e a perna, usar o computador, entre outras ações exigem o recrutamento de grupos musculares específicos.

Então, assim como as pessoas que frequentam a academia, os trabalhadores precisam se alongar para evitar o encurtamento muscular.
Com a prática de alongamento algumas pessoas podem aumentar de 1 ou 2 centímetros e depois de semanas já é possível evidenciar a diferença de flexibilidade em todo o corpo.

Outro benefício do alongamento é a flexibilidade das articulações que se tornam rígidas quando chegamos na idade adulta.

Artistas e bailarinas tem grande flexibilidade no corpo graças aos seus constantes alongamentos.

O corpo humano conta com os tornozelos, joelhos, punhos, cotovelos, ombros e articulações na coluna vertebral. 

Essas estruturas quando são utilizadas com baixa intensidade ou de forma excessiva começam a surgir problemas, incômodos e dores.

Motoristas de ônibus é uma das classes que mais sofrem com dor na coluna lombar e em articulações como ombro direito, devido à troca de marchas e o pescoço, visto a movimentação excessiva para olhar para as laterais. 

Além disso, outras regiões como o quadril e o joelho são afetadas tendo em vista a carga diária de trabalho que sobrecarrega essas áreas.

Quando existe algum problema na articulação ou músculo, temos a tendência de forçar outra articulação ou músculo para compensar.

Por isso, infelizmente é natural machucar outras partes do corpo nesse jogo de equilíbrio. 

Seguindo o exemplo dos motoristas, esses profissionais passam muitas horas sentados em uma mesma posição, tendo em vista a longa jornada de trabalho.

Consequentemente, os mesmos sofrem com dores e desconfortos decorrentes da sobrecarga mecânica que a coluna faz, pressionando as vértebras.

Por isso, é indicado que o motorista se reacomode constantemente no banco.

Geralmente, esses profissionais costumam sentar com o quadril mais para frente para aliviar o desconforto no momento, porém prejudica a coluna, gerando novas deformações e novas dores. 

Ao realizar as tarefas do dia a dia na postura correta, além de alongar-se é a chave para manter o seu corpo saudável, sem dor e mais eficiente.


Este artigo pertence ao Curso de Ginástica Laboral

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados