Área do Aluno


ou



Bonsai de Acerola

Uma das espécies de bonsais mais comuns no Brasil é o Bonsai de acerola. Essa matriz planta tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul. De maneira geral podemos dizer que o pé de acerola, que também recebe o nome de aceroleira e de cerejeira-das-antilhas, é uma espécie de planta que conquistou o coração dos brasileiros e possui uma beleza incomparável.

A aceroleira é um tipo de arbusto de folhas perene que apresenta uma ramificação muito intensa, vigorosa e muito resistente aos fatores externos. Ela se espalhou por várias áreas tropicais, e por isso, este tipo de árvore é uma excelente escolha para bonsai, em qualquer região do Brasil.


Imagem Interna

Seu fruto apresenta coloração vermelha intensa e sabor levemente azedo ao chegar a maturação, já a sua composição química é rica em vitamina C. Sua folhagem quando saudável é disposta de maneira abundante, enquanto que suas flores pequenas exalam um perfume adocicado característico da planta.

Posição ideal para o bonsai de Acerola: O bonsai de Acerola precisa estar em um local onde o sol possa entrar em contato direto com as suas folhas perenes. Entretanto, o vento também precisa estar em abundância para essa espécie vegetal. Assim como outras frutíferas, como a figueira, o pé de acerola apresenta um melhor desenvolvimento das suas flores e frutos quando eles estão em contato direto ao sol. Caso essa planta fique em regiões com muita sombra, ela pode não sobreviver.

Rega: a adição de água ao solo do bonsai de acerola precisa ser feito com frequência para que seja possível fazer o equilíbrio da sua temperatura. Por isso é importante manter o seu solo sempre úmido sem exageros na rega, pois aqui o importante é a constância. No calor, é interessante também molhar a copa, suas folhas e galhos. Como dito anteriormente no capítulo sobre os cuidados com o bonsai, a rega da sua árvore depende da característica do seu solo, o que vai estar ligado a sua frequência de observação.

Alimentação: Como todas as árvores de bonsai, o pé de acerola não pode ser adubado nos períodos de floração, sendo a aplicação de aditivos ideal nos períodos de outono. Para isso, os adubos orgânicos ricos em Fósforo (P) são os mais indicados e a sua aplicação deve ser realizada sempre levando em consideração as dosagens recomendadas nas embalagens dos produtos. A acerola é sensível à aditivação e a presença de outras substâncias químicas, por isso o seu processo de alimentação deve ser feito com muito cuidado e, caso necessário, você pode colocar também o adubo NPK para estimular a produção dos frutos.

Poda: para realizar a manutenção do bonsai de Acerola precisamos fazer a sua poda através do corte dos brotos novos que surgirem na região da base, próxima às raízes. Outro elemento que também precisa ser retirado para a manutenção do seu tamanho são os galhos novos mais rebeldes que acabam tomando o espaço dos galhos maiores já existentes. De maneira geral, as podas mais drásticas devem ser feitas no início da primavera, evitando prejuízos ao padrão estético do bonsai.

Transplante: A acerola é uma árvore com crescimento muito rápido, por isso, em plantas jovens o transplante deve ser feito uma vez por ano, ou a cada dois anos, priorizando sempre o processo de troca no início da primavera, depois do desenvolvimento das flores. A terra do pé de acerola, como você pode perceber anteriormente, não pode ter muita matéria orgânica, ou podemos acabar gerando a retenção de água. Outro ponto importante sobre o assunto é que suas raízes nunca podem ser lavadas e a terra calcária é o tipo de substrato ideal para que o bonsai de acerola se desenvolva e gere bons frutos.

Propagação: A aceroleira é um arbusto que se multiplica por propagação assexuada, através da técnica de estaquia de ponteiro, enxertia ou, ainda, pela reprodução sexuada, utilizando assim o cultivo por sementes. A qualidade do seu bonsai dependerá muito da sua planta de origem, por isso, é importante adquirir mudas ou sementes de boa procedência, de acordo com a sua preferência de cultivo.



Este artigo pertence ao Curso de Técnicas de Cultivo de Bonsai

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados