BRINCADEIRAS E DESENVOLVIMENTO INFANTIL
A brincadeira estimula a curiosidade da criança para descobrir mais sobre o mundo, além de desenvolver a comunicação de diversas maneiras. Você conseguirá ensinar sobre espaço, regras e compartilhamento para as crianças de diferentes formas a depender da faixa etária.
0 a 2 anos
Sons, cores e objetos que acendem chamam a atenção dessa faixa etária.
Incentive que eles brinquem ao ar livre, leve-os para passear no parque e dê a ideia para os pais comprarem tapetes interativos.
3 a 4 anos
Cante e repita os gestos das músicas com as crianças. Além disso, já é possível introduzir a criança desta faixa etária no universo da literatura infantil. Escolha enredos curtos, livros coloridos e interativos e faça a leitura.
5 a 7 anos
Incentive os trabalhos manuais e peça aos pais materiais para pintar, desenhar, recortar e colar. Você pode ensinar a criança a fazer dobradura, desempenhar atividades de recorte e colagem contando histórias, entre outros. Todo esse desenvolvimento irá desenvolver a coordenação motora.
Brincadeiras de "faz-de-conta" aguçam a imaginação e criatividade. Imagine, por exemplo, que estão na floresta e monte uma cabaninha no meio da sala de estar.
8 a 10 anos
Se for possível no lugar na casa da criança ou na instituição de ensino, promova o cuidado da horta. Com pequenos vasos já é possível fazer um plantio de hortaliças. Isso irá ensinar à criança o valor do cultivo do alimento a partir do processo de compra da semente, do adubo e da terra até o momento de plantar e cuidar.
Incentive também jogos como amarelinha, queimada e pular corda. Além disso, promova jogos que faça a criança desenvolver estratégias complexas da memória, como a dama, os dados, o dominó e o baralho.
Além disso, nos primeiros anos de vida você pode usar fantoches e pedir ajuda para a criança na construção de uma história.
A mímica também é uma forma de estimular o raciocínio.
Este artigo pertence ao Curso de Formação para Babás e Berçaristas
Faça o Curso completo grátis!!