Área do Aluno


ou



BRINCADEIRAS PARA APLICAR NA BRINQUEDOTECA II

Cantos temáticos


Organizar o espaço em áreas e cantos temáticos é uma alternativa que possibilitará a interação das crianças com diferentes linguagens na medida em que permitirá sua interação com diferentes materiais. A prática permite o entendimento de uso coletivo do espaço, onde ao mesmo tempo são possíveis escolhas individuais e grupais, que certamente favorecem também a construção de sua autonomia. Os procedimentos se tornam mais flexíveis, abertos e dinâmicos, estimulando a exploração ativa do ambiente escolar, promovendo a possibilidade da criança manipular, jogar e experimentar sem a constante intervenção direta do adulto. 


Pesquisas indicam que ambientes divididos são mais indicados para estruturar espaços para crianças pequenas ao invés de grandes áreas livres. Os pequenos interagem melhor em grupos quando estão em espaços menores e mais aconchegantes de onde podem visualizar o adulto. Os elementos que dividem o espaço são variados, podendo ser prateleiras baixas, pequenas casinhas, caixas, biombos baixos dos mais diversos tipos, etc. Esse tipo de organização favorece a criança ficar só, se assim o desejar. Sugestões de divisão da brinquedoteca em cantos temáticos: 


    Canto da casinha: com móveis e brinquedos que imitam utensílios domésticos, em tamanho e formato adequado às crianças;


    Canto da fantasia: com cabides e fantasias em espaço arejado e ventilado, formado por fantasias, roupas de adultos, perucas e acessórios, etc.;


    Canto da leitura: com livros diversos, para diferentes faixas etárias, tapetes e almofadas, para que a criança possa manipular, ler e ficar à vontade em sua exploração do material;


    Canto das profissões: com materiais como: conjunto de médico, caderno, livros e giz de cera (professor), caixa registradora e feirinha (supermercado), etc.;


    Canto dos jogos: com mesinhas e cadeiras, para que as crianças possam utilizar jogos de tabuleiro, de regras, quebra-cabeças, encaixes, dominós, etc.;


    Canto das artes: com todo o material para trabalho com artes plásticas – massinha, argila, lápis de cor, tinta, giz de cera, folhas, e tudo mais que a imaginação permitir e o espaço comportar;


    Canto do movimento: com bolas, cordas, bambolê, caixas, obstáculos para subir, descer, entrar e atravessar.


Artes na brinquedoteca 


Trabalhos em artes


As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos. Além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes, etc. A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo às Artes Visuais. 


As Artes Visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso (gravetos, pedras, carvão), ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das Artes Visuais para expressar experiências sensíveis. Artes Visuais são linguagens e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente.


Hora do conto


A hora do conto tem como objetivo fomentar espaços de contação de histórias para as crianças, seja por meio do uso do portador de texto, ou seja o livro em si, seja por meio da interpretação de histórias com personagens, fantoches, sombras, objetos. Espera-se que a hora do conto possa constituir-se em mais um momento de criação, imaginação e brincar pela criança, permitindo-a ser também a protagonista da contação e criação.


O livro pode fazer parte da vida da criança muito antes dela conhecer e ter habilidade de "leitura", entendida como interpretação de textos escritos. Segundo Paulo Freire, "a leitura do mundo precede a leitura da palavra". O letramento, que é a apropriação da função social da leitura e da escrita, contribui para o exercício da cidadania plena. Ele acontece através da convivência das pessoas com as narrativas orais e escritas, como livros, revistas e outros textos, que contribuem para o desenvolvimento pessoal e da comunidade onde o indivíduo está inserido. E quanto mais cedo este processo começar, melhores serão os resultados sociais a médio e longo prazo.


A leitura, além de ser um ótimo recurso educativo é também uma prazerosa fonte de enriquecimento cultural e de aquisição de conhecimento. Portanto, familiarizar as crianças com os livros e com a leitura desde o primeiro ano de vida é primordial. A escolha adequada dos livros e obras apresentados às crianças auxilia a criação de um hábito saudável e construtivo que é o costume de ler.


Sugestão de brincadeira


Conta uma história para mim?


Objetivos: propiciar momentos de leitura de imagens e escuta dos colegas.

Faixa etária: 4 a 5 anos.

  • Partindo do cantinho da leitura, apresente cenas da mesma história que não estejam em sequência. (Busque trabalhar com histórias já conhecidas dos alunos).

  • Apresente o desafio: contar a história para os colegas.

  • Na medida em que os pequenos contam a história, organizarão a sequência no chão ou no varal de histórias



Este artigo pertence ao Curso de Brinquedoteca e Aprendizagem Infantil

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